Cabelo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 26 (6278 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A CLIENTE ANTES DE MAIS NADA

O cabeleireiro é antes de mais nada um psicólogo nato. Ele vai conhecendo os seus clientes na medida em que vai convivendo com eles. Tudo que uma cliente não pode dizer ou descarregar em seu lar ou serviço deixa extravasar ao seu cabeleireiro.
É patente que o cabeleireiro deve ser mais eclético o possível, ou seja, conhecer todos os assuntos do dia (política,saúde e atualidades) sem se quer ter freqüentado um curso superior. Baseado nesse princípio é que vamos delinear regras fundamentais que deverão ser seguidas pelos profissionais para que possam transformar o seu salão em um segundo lar para a cliente com as vantagens de que ali ele tem a palavra final.

OS DOTES FÍSICOS DO CLIENTE

Usando de honestidade, o profissional deverá realçar os dotesfísicos do cliente e nunca deixar transparecer qualquer reação negativa ou de espanto quando se deparar com qualquer defeito que o mesmo tenha, pois estas pessoas possuem o psicológico fragilizado.
Não faça comparações com a sua fisionomia e tenha cuidado ao se referir a idade, ou seja, se não quiser ser desonesto, calcule a idade dentro de dois prismas: levar em consideração a aparência e o queela deve ter baseando-se na idade dos filhos, tempo de casamento e outros indícios. Chamamos a isso de calculo de idade de vivencia.

A SUA OPNIÃO NA HORA DA “CRISE”

Um certo dia sua cliente entra pela porta com aquela expressão de tristeza devido aos problemas enfrentado no dia-a-dia em casa ou no serviço e começa a desabafar. Você como bom amigo irá apenas ouvir sem dar nenhum palpite, poisé como no ditado “Se conselho fosse bom não seria dado, seria vendido”.

A OPNIÃO DO CLIENTE

A ética profissional de qualquer ramo de negócio diz – “O cliente é quem manda e sempre tem razão” e sendo assim o profissional deve acatar a opinião do mesmo, devendo, no entanto ter precaução e coerência.
Se surgir uma cliente em seu salão com uma revista especializada de penteados e cortes,procure atende-la dentro do possível, no entanto, se o penteado escolhido não combinar com a fisionomia ou com o tipo de cabelo, você deverá sugerir aquele que melhor se adaptar mantendo o entusiasmo e o estilo que a cliente deseja.
Outra dica importante é de que você deve sempre se concentrar apenas no seu cliente evitando conversar com colegas ou clientes da poltrona vizinha, evitando com issocolocar seu cliente em segundo plano. Para saber como esta a receptividade do cliente, faça duas ou três perguntas sobre assuntos do cotidiano, e se o mesmo não reagir/responder quer dizer que não esta propensa à conversa. No caso dele iniciar a conversa, dê toda a atenção. Os gestos do cliente também servem de indicação do tipo de pessoa que se tem pela frente. Toda e qualquer conversa com o clientenão deve atingir ao ponto de ser cansativa e repetitiva.

HIGIENE DO CABELEIREIRO

CABELOS

O provérbio “Casa de ferreiro, espeto de pau” não se aplica ao cabeleireiro profissional, pois este deve ter um cuidado todo especial com seus próprios cabelos.
O cabeleireiro não pode se apresentar á cliente com os cabelos desalinhados e sem aquela limpeza que vive sugerindo aos seusclientes. Notamos que o homem cabeleireiro cuida mais da sua aparência pessoal dentro e fora do salão, mais do que as mulheres.


ROSTO

Um rosto apresentável é essencial. O profissional deve fazer periodicamente uma limpeza de pele para combater os pontos pretos, acnes e demais impurezas. O homem deve estar sempre barbeado e a mulher levemente maquilada.

BOCA

Existem poucas profissõesem que a importância dos cuidados dentários é tão importante como a do cabeleireiro. É necessário utilizar-se de todos os meios para fazer desaparecer um imprevisto mau hálito que pode ter origem bucal ou de órgãos como estômago, fígado e outros. Quem pode resolver estes casos é um médico, mas como solução temporária utilize desodorante bucal e balas de hortelã. O maior perigo do mau hálito é...
tracking img