Artigos e resenhas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (711 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Resenha Critica

DA SILVEIRA, Ailton Carlos. et al
Artigo: Empreendedorismo: a necessidade de se aprender a empreender

O empreendedorismo é subjetivo, e a persistência e ousadia sãoimprescindíveis neste processo. Ao longo deste artigo descreve-se eu contexto histórico é abrangente e definição os fatores no campo cientifico e acadêmico que contribuem para que o mesmo aconteça, a necessidadede organizações com esse perfil profissional o seu desenvolvimento no Brasil. E o diferencial de empreendedor e administrador.

Neste artigo de 11 páginas, os autores reuniram textos e citaçõesresultados de pesquisas e palestras. Foram organizados em cinco capítulos de caráter narrativo e informativo descrevendo conceito, histórico e trajetória do empreendedorismo.

Inicia-se esta obraconceituando o empreendedorismo, como subjetivo por tratar de concepções diferentes, ressaltadas principalmente no Brasil que a pouco mais de 20 anos, em paralelo com privatizações. Procurando esclarecerseu histórico e características.

No capitulo seguinte relata-se a definição do empreendedor, cuja origem da palavra vem do verbo francês “entrepreneur” que significa aquele que assume riscos e começaalgo de novo. N século XX, a palavra empreendedorismo foi utilizada pelo economista Joseph Schumpeter em 1950. Buscando ainda as raízes do empreendedorismo, Dornelas (2001) faz um resgate histórico eidentifica que a primeira definição de empreendedorismo é creditada a Marco Polo, sendo o empreendedor aquele que assume os riscos de forma ativa, físicos e emocionais, e o capitalista assume osriscos de forma passiva.

Para melhor compreender, destacam-se as características do empreendedor nato, aquele que nasce com as características necessárias para empreender com sucesso. Segundo Dolabella(1999), para se aprender a empreender, faz-se necessário um comportamento pró ativo do indivíduo, o qual deve desejar “aprender a pensar e agir por conta própria, com criatividade, liderança e...
tracking img