Industria e o consumo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (697 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
As indústrias modernas surgiram de manufaturas domesticas, essas elaboravam produtos de matérias-primas variadas. A Revolução Industrial Europeia marcou o inicio do desenvolvimento da pratica doconsumo para a vida nas sociedades modernas.A história da indústria no Brasil começou restrita, era possível a existência de pequenas indústrias para consumo interno, com o passar dos anos e a vinda dafamília real para o país, possibilitou que desenvolvesse aos poucos.
O país diminuiu o foco da industrialização no setor primário (agropecuária e o extrativismo) após a Revolução Industrial, uma vezque essa atividade econômica que passou por uma enorme evolução tecnológica, realizando mudanças quanto aos tipos de mercadorias produzidas.
Desde aquela época até os dias atuais, a indústria tem atarefa de transformar a matéria-prima em um produto com a finalidade de ser comercializado às pessoas ou à outras indústrias, isso acontece com a indispensável participação da força de trabalho humana,das máquinas e da energia. A ela pode ser classificada em:
Indústria de base - São aquelas que transformam a matéria-prima bruta em matéria-prima para outras indústrias, com essa característicatemos o exemplo das indústrias siderúrgicas, de mineração, química e petroquímica. 

Indústria de bens de consumo - São as que têm o objetivo de produzir produtos para o consumidor final, para afabricação de mercadorias que atenda esse mercado é preciso utilizar matéria-prima oriunda da indústria de base.
Esse tipo de indústria divide-se em: 
→ Indústria de bens duráveis, responsável pelaprodução de mercadorias de grande vida útil, ou seja, longa durabilidade, como automóveis e eletrodomésticos. 

→ Indústria de bens semiduráveis que produzem artigos que oferecem uma vida útil média, comoroupas, calçados, celulares entre outros. 

→ Indústria de bens não duráveis, encarregada pela produção de bens perecíveis, cuja durabilidade é pequena, como o ramo de alimentos e medicamentos....
tracking img