Resenha de artigo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (995 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
ZABATIERO, Júlio Paulo Tavares. Artigo: A Teologia Prática e seu lugar na Igreja. Revista Teologia Prática – FATE - BH, Belo Horizonte, v.1, n.1, p 7-15, 2º sem.2202.

O texto de Zabatiero sedesenvolve em dois aspectos. O primeiro procura trazer a definição de Teologia Prática ressaltando alguns tópicos, já o segundo, o autor destaca o lugar da Teologia Prática na Igreja desenvolvendo oaspecto de seus espaços.
Em cada um destes tópicos, percebe-se que Zabatiero os divide analisando-os na forma de pontos independentes, os quais, ao desenvolvê-los, se encontram na conclusão da formação deseu pensamento.
No tópico “Teologia prática: em busca de uma definição”, o autor começa definindo-a como discurso crítico e construtivo com o objetivo específico de contribuição no aperfeiçoamento daação. Nesta busca, ele continua a definição incluindo-a no conceito da Teologia o que não poderia deixa de ser, desembocando na questão prática propriamente dita, ou seja, a ação. Esta ação segundo oautor é uma ação cristã, contudo, no encerramento deste tópico ele demonstra que esta ação, por ser intrínseca do mundo e em razão do mundo presente, se faz correlativa com a ação não cristã eanticristã.
Já no tópico “o lugar da Teologia Prática na Igreja”, Zabatiero começa descrevendo o espaço eclesial de uma igreja passando pelo litúrgico, educacional, institucional, comunional e missionário,mas que há uma aparente ausência do espaço teológico. Na verdade, esta ausência é apenas aparente mesmo, pois logo é explicado que a Teologia antecede todos estes outros espaços na igreja, comotambém, é o início, o começo, a entrada de todos eles o que a torna um lugar de passagem, curta ou longa, na vida eclesial. O que contrapõem a este raciocínio é o que o próprio Zabatiero demonstra napericulosidade da Teologia, como teoria, se tornar um lugar vazio nesta espacialidade eclesial e tida como apenas reflexão sem experiência e sendo um critério último da verdade, ou, quando se torna...
tracking img