Resenha critica textos med. veterinaria

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2915 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
RESENHA CRÍTICA
Trabalho apresentado ao docente como parte da avaliação da disciplina Epistemologia da Agroecologia pelo discente


mai./2012


CURSO DE MEDICINA VETERINÁRIA

RESENHA CRÍTICA


mai./2012
MANZANO, Maria A. et. al. A eutanásia animal na visão de estudantes de medicina veterinária e ciências biológicas in revista brasileira de ciência veterinária. 3. Rio de Janeiro,UFF, 2007. p. 155-158.

CREDENCIAIS DOS AUTORES

Maria Anastácia Manzano possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade de São Paulo (1977), doutorado em Ciências Biológicas (Botânica) pela Universidade de São Paulo (FAPESP/1983) e pós-doutorado na Universidade de Liège (BID/CNPq/1991).
José Ricardo Pachaly possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal doParaná (1981), mestrado em Ciências Veterinárias pela Universidade Federal do Paraná (1992) e doutorado em Zoologia pela Universidade Federal do Paraná (1998).
Aristeu Vieira da Silva é médico veterinário, concluiu o doutorado em Doenças Tropicais pela UNESP/Botucatu em 2003.
Elza Maria Galvão Ciffoni possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal do Paraná (1983), especializaçãoem Saúde Pública pela Faculdade Evangélica de Medicina do Paraná (1985), especialização em Clínica Médica e Cirurgica de Animais Selvagens pela UCB (2006) e mestrado em Ciências Veterinárias pela Universidade Federal do Paraná (1994).
Kalli Horn Majczak curso de Ciências Biológicas, Universidade Paranaense.

RESUMO DA OBRA

O artigo “A eutanásia animal na visão de estudantes de MedicinaVeterinária e Ciências Biológicas” trata da percepção dos estudantes sobre morte provocada em animais para benefício da sociedade ou como fim de grande sofrimento destes. O texto acadêmico apresenta resumo, introdução, metodologia, resultados, considerações finais e referências. Em sua introdução faz uma contextualização da eutanásia, apresentando seu conceito etimológico, “boa morte”, diferenciandoa eutanásia animal da humana em seu principal aspecto: a legalização. No Brasil esta prática é regulamentada e justificada pela ameaça ao bem-estar do animal, à saúde pública e quando o espécime for objeto de ensino e pesquisa. Esses quesitos foram bem delimitados e chama a atenção o panorama da relação homem e animal, onde um processo de “humanização” destes tem influenciado o mercado de produtospet, aumentando o mercado de alimentos e acessórios para animais de estimação. Segundo os autores, a ideia de realizar pesquisa surgiu de uma viagem a um zoológico, onde estudantes de Ciências Biológicas, 104, e 74 estudantes de Medicina Veterinária tiveram de presenciar uma eutanásia de uma onça-pintada (Panthera onca). Daí, as discussões médicas, bioéticas e de saúde ambiental apontaram para oquestionamento: Você é a favor da eutanásia animal? Na metodologia do referido trabalho foi contextualizada as três modalidades de eutanásia regulamentadas em nosso país: Eutanásia “piedosa”, utilizada quando o animal é vítima de grande sofrimento; Eutanásia “sanitária”, quando o animal é portador de enfermidade, representando risco à saúde humana e Eutanásia “para manejo”, quando há excessivonúmero de espécimes, impossibilitando realocação, sendo estes não ameaçados de extinção. Aplicou-se então questionários estruturados, com opções de favorável ou desfavorável às modalidade de eutanásia, nos dois grupos de estudo – os estudantes de ciências biológicas e de medicina veterinária. No tópico de resultados e discussão vê-se os resultados: Quesito 1 sobre Eutanásia “piedosa” 86,8% dosestudantes de ciências biológicas e favor contra 13,2% e na Veterinária, 97,3% a favor, 2,7% contra. Quesito 2 da Eutanásia “sanitária”, biológicas 42,6% a favor e 57,4% contra, Veterinária 75% a favor e 25% contra. Quesito 3 da Eutanásia “para manejo”, biológicas 28,6% a favor e 71,4% contra, Veterinária, 52,8% a favor e 47,2% contra. É feita então uma reflexão, onde os autores concluem que os...
tracking img