Normas da abnt

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 45 (11240 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
NORMAS ABNT


Este curso se propõe a dar noções básicas sobre o desenvolvimento de documentos acadêmicos, incluindo os conteúdos e formas de tais documentos. Este curso foi elaborado pelo Prof. Estevão Keglevich. Caso possuir sugestões ou informações complementares, contate-nos.



ÍNDICE



ASPECTOS PRINCIPAIS........................................................................2

TIPOS DE DOCUMENTOS ACADÊMICOS .......................................... 2

CARACTERÍSTICAS DE TESE E DISSERTAÇÃO .............................. 3

ESTRUTURA DOS DOCUMENTOS ACADÊMICOS ........................... 4

ELEMENTOS PRÉ-TEXTUAIS ............................................................. 4

ELEMENTOSTEXTUAIS ..................................................................... 6

ELEMENTOS PÓS-TEXTUAIS ............................................................ 7

RECOMENDAÇÕES GERAIS ............................................................ 9



ASPECTOS PRINCIPAIS

Nos cursos de graduação e pós-graduação, os acadêmicos produzemvários tipos de trabalhos, porém, poucos conhecem as maneiras corretas de redigi-los e estruturá-los. Raramente são despertados para a importância de estudar esse assunto. Os documentos acadêmicos procuram atender a objetivos diferentes e a níveis de comunicação variados, mas, de maneira genérica, visam a difundir os avanços científicos. Desta forma, possuem algumas características de normatizaçãopeculiares a cada tipo de documento e outras, comuns a todos eles.

O presente curso pretende explorar as características dos principais documentos acadêmicos. A ênfase será dada em termos das formas e dos conteúdos que assumem, tratando-se das peculiaridades, apenas naquilo que for mais relevante.


TIPOS DE DOCUMENTOS ACADÊMICOS

Documentos:

Artigo

Texto com autoria declarada querepresenta e discute idéias, métodos, técnicas, processos e resultados nas diversas áreas do conhecimento, destinado à divulgação, através de periódicos, sejam eles impressos, na internet ou publicações em eventos.

Artigo científico

Trata-se de determinado assunto resultante de pesquisa científica, destinado à divulgação através de uma publicação científica, sujeita à sua aceitação por julgamento(refere-se).

Crítica

Documento no qual é apreciado o mérito de uma obra literária, artística, científica etc. A crítica pode se apresentar de forma favorável ou contestadora.

Dissertação

Documento que representa o resultado de um trabalho experimental ou exposição de um estudo científico recapitulativo, de tema único e bem delimitado em sua extensão, com o objetivo de reunir, analisare interpretar informações. Deve evidenciar o conhecimento da literatura existente sobre o assunto e a capacidade de sistematização do candidato. É feito sob a orientação de um pesquisador, visando à obtenção do título de Mestre.

Ensaio

Documento relatando estudo sobre determinado assunto, porém menos aprofundado e/ou menor que um tratado formal e acabado, expondo idéias e opiniões sem baseem pesquisa empírica.

Livros e Folhetos

Livros e folhetos são publicações avulsas, formadas por um conjunto sequenciado de folhas impressas e revestidas por capas. O Folheto distingue-se do livro pelo número de páginas, deve Ter, no mínimo 5 e, no máximo, 48 páginas.

Monografia

Documento que descreve um estudo minucioso sobre tema relativamente restrito. Freqüentemente solicitado como"trabalho de formatura" ou "trabalho de conclusão" em cursos de graduação ou de pós-graduação "latu-senso".

Paper ou Painel

Pequeno artigo científico, texto elaborado sobre determinado tema ou resultados de um projeto de pesquisa para comunicações em congressos e reuniões científicas, sujeitos à sua aceitação por julgamento (referee).

Projeto de pesquisa

Documento que descreve os...
tracking img