Resenha critica do texto professores reflexivos em uma escola reflexiva

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1261 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA – UESB
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E LETRAS – DCHL
DISCIPLINA: EDUCAÇÃO SEXUAL
CURSO DE PEDAGOGIA – V SEMESTRE
DOCENTE: JOSMAR BARRETO
DISCENTE: ANA LEDA DE JEUS ANDRADE














PROJETO SEXUALIDADE NA ESCOLA:
COMO TRABALHAR O TEMA SEXUALIDADE NAESCOLA























Jequié
2013
Sumário




Introdução 03

Fundamentação Teórica 04

Objetivos 05

Metodologia 07

Plano de Ensino / Sequências didáticas 09

Recursos 12

Avaliação 12

Referencial Bibliográfico 13









Como trabalhar o tema sexualidade na escola


Introdução


O tema sexualidade na escolaé encarado de maneira anormal e vulgar pela sociedade por questões morais, pois quando se fala em sexualidade logo se pensa que ela se resume apenas ao ato sexual, e que por isso não deve ser ensinado às crianças na escola. Mas a disciplina Educação Sexual abrange muito mais, sexualidade é um assunto que necessita ser abordado dentro da sala de aula por um professor que domine o assunto com aseriedade que lhe convém.
Este projeto tem o intuito de propiciar a Educação Sexual nas crianças de 4º Ano do Ensino Fundamental e desmistificar este tema para a sociedade, pois os pais precisam encara-lo como é visto na sua essência e educar os seus filhos juntamente com a escola. Este projeto pedagógico tem como objetivo principal levar conhecimento sexual as crianças do Ensino Fundamental deuma maneira mais tranquila, sem frustrações e ansiedades geradas pelo assunto, de proteger a criança e lhe dar segurança, colaborando para que ela passe pelas diferentes fases evolutivas de forma sadia, podendo assim concluir que a Educação Sexual é uma disciplina tão seria como qualquer outra e deve ser vista e tratada com seriedade, oferecendo aos alunos informações sobre prevenção contradoenças e promoção de saúde.
Para alcançar tais objetivos projetamos atividades lúdicas para serem desenvolvidas com os alunos do 4º ano no Ensino Fundamental em determinada escola da cidade de Jequié-Bahia.










Fundamentação teórica

Na sociedade contemporânea a cada dia que passa percebe-se a necessidade de se falar sobre o tema sexualidade na escola. A Educação Sexual éuma disciplina que deve ser ensinada desde a Educação Infantil, inicialmente sendo abordada de forma sutil tratando apenas das questões mais simples sendo posteriormente aprimorada.
A sexualidade é muito importante na vida do individuo, pois é um processo que ocorre desde o seu nascimento, e percorre durante toda a vida do homem. Por isso a discussão em torno do assunto seja de sumaimportância no meio educacional. Na infância a criança começa a manifestar seu interesse em assuntos relacionados às questões sexuais ao se auto descobrir. A sexualidade é um tema de suma importância durante a infância, pois além de tratar de conhecimentos sobre o corpo e a própria identidade, envolve a também a diferença de gêneros.
Em Psicanálise a sexualidade está ligada com o prazer, tendo elecomo a sua meta e só secundariamente vindo a servir às finalidades de reprodução. Em seu estudo autobiográfico Freud (1935) declara que poucos dos achados da psicanálise tiveram tanta contestação universal ou despertaram tamanha explosão de indignação como a afirmativa de que a função sexual se inicia no começo da vida e revela sua presença por importantes indícios mesmo na infância. Para Freud,a função sexual encontra-se em existência desde o próprio início da vida do indivíduo, embora no começo esteja ligada a outras funções vitais e não se torne independente delas senão depois; ela tem de passar por um longo e complicado processo de desenvolvimento antes de tornar-se aquilo com que estamos familiarizados como sendo a vida sexual normal do adulto.
A disciplina Educação...
tracking img