Ludwig van beethoven

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1802 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
LUDWIG VAN BEETHOVEN 
Ludwig van Beethoven nasceu em Bonn, Alemanha, em 17 de dezembro de 1770, filho de Johann van Beethoven e Maria Madalena Keverich. Do casamento de seus pais nasceram sete filhos, chegando apenas três à idade adulta: Ludwig, Kaspar e Nicolas Johann. Seu pai não ganhava o suficiente como violinista da corte e a infância de Ludwig se passa em um ambiente boêmio e sórdido.Opequeno Ludwig cedo conheceu a humilhação de ir à polícia identificar seu pai entre os bêbados detidos.
A infância de Beethoven não pode ser comparada com a de Mozart ou a dos filhos de Bach. Seu pai passou à história como um ser mau, irresponsável, explorador vulgar do talento do filho. Trancava o menino em uma sala onde o único móvel era um piano, não o deixando sair enquanto não provasse teraprendido as lições do dia.
Como a formação do pai não era tão completa, a educação do pequeno foi confiada a um flautista chamado Pfeiffer. O jovem Ludwig aprendeu violino, viola, órgão e piano, com diferentes professores, além de Pfeiffer. Ainda menino, tocava órgão na missa das seis no convento dos franciscanos para ajudar a manter a casa e cuidar dos irmãos.
Pôr outro lado, sua "educação geral"deixava muito a desejar. No colégio foi mau aluno, pelo que seu pai resolveu encaminhá-lo para o piano com dureza. O jovem só iria adquirir maior bagagem cultural na adolescência, graças à ajuda de amigos e de sua força de vontade. Mas apesar de sua vontade de ferro, nunca superou certas lacunas escolares: em suas cartas abundam os erros de ortografia. Usando essa força de vontade como autodidata,conseguiu, já na idade adulta, adquirir uma cultura razoável, mais profunda do que a dos outros músicos de sua época.
Estudando com Christian Neefe, sua vida começa a mudar. O paciente professor arranja-lhe um lugar na orquestra da corte como violinista e, para o animar, manda imprimir sua primeira obra, umas variações para piano, escritas aos doze anos. Neefe encarrega-se zelosamente daformação cultural do jovem e inicia-o no conhecimento dos escritores clássicos e dos poetas modernos, desenvolvendo-lhe o gosto pela boa leitura.
Na primavera de 1787 viaja para Viena pôr conta de seu protetor, o conde Waldstein, para conhecer Mozart; com a esperança de poder estudar com ele. Mas Mozart está passando pôr uma fase difícil, acaba de perder o pai e estava sobrecarregado de trabalho. Pôrestas razões não pôde tomar o jovem renano como aluno.
Beethoven será sempre um improvisador terrível, com uma técnica pianística diabólica. Czerny conta como "este jovem sério, muito feio, de caráter violento" se converteu no campeão de todos os torneios de improvisação realizados em Viena.
Mas a notícia da doença de sua mãe o faz voltar para Bonn, após três meses de estadia em Viena. Assiste àmorte de Maria Madalena em julho de 1787.
Novamente em Bonn, conhece a família Breuning. A mãe desta família, uma viúva distinta e culta, contratou o jovem para ser professor de música de seus quatro filhos. Cedo porém, o músico passou a ser tratado como íntimo e a Sra.Breuning passou a ser para o artista uma segunda mãe e professora. Seu vazio cultural foi carinhosamente preenchido neste novoambiente. A ela ficou devendo seus conhecimentos de francês, um pouco de matemática e o melhor da literatura alemã. O compositor conseguiu consolidar sua carreira com a ajuda desta família e sua fama como organista da corte cresce. Escreve as primeiras cantatas.
Ao conhecer os primeiros trabalhos de Beethoven, Haydn aceita-o como aluno em Viena. Beethoven parte alegremente para esta cidade, onde iriaviver até sua morte. A relação com Haydn não durou muito. Haydn era uma criatura calma demais e distraída, pouco inclinada a aceitar o temperamento violento e apaixonado do jovem de 22 anos. Reconhece-lhe o gênio, mas não tardou a se aborrecer com suas inúteis funções docentes. O mais duradouro mestre de Beethoven foi Antonio Salieri, com quem estudou técnica de composição vocal pôr oito anos....
tracking img