Vida e obra de beethoven e instrumentos de uma orquestra sinfônica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1199 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
LUDWIG BEETHOVEN
VIDA E OBRA
E
ORQUESTRA SINFÔNICA
COM DEVIDOS INSTRUMENTOS

Salvador
2013



LUDWIG BEETHOVEN
VIDA E OBRA
E
ORQUESTRA SINFÔNICA
COM DEVIDOS INSTRUMENTOS

Relatório de pesquisa apresentado à Disciplina de Artes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia, como requisito de avaliação parcial da IVª Unidade.

ORIENTADOR: Helder Rocha LeiteSALVADOR
2012
LISTA DE FIGURAS

Figura 1: Beethoven em 1783 6
Figura 2: Estúdio de Beethoven em 1827 por J.N. Hoechle 8
Figura 3: Representação de uma orquestra sinfônica 8

SUMÁRIO

2. VIDA E OBRA DE LUDWIG VAN BEETHOVEN 5
2.1 A VIDA DE LUDWIG VAN BEETHOVEN 5
2.2 OBRAS DE LUDWIG VAN BEETHOVEN 6
3. ORQUESTRA SINFÔNICA 8
3.1. INSTRUMENTOS DA ORQUESTRA SINFÔNICA 9
4.CONCLUSÃO 10
5. REFERÊNCIAS 11

2. VIDA E OBRA DE LUDWIG VAN BEETHOVEN

Ludwig Van Beethoven foi um compositor mundialmente conhecido que na infância conviveu com a música clássica desde o inicio, pois seus familiares já vivenciavam a música á várias gerações, a exemplo do seu avô Lodewijk Van Beethoven. Aos 22 anos de idade mudou-se para a cidade de Viena (Áustria), onde construiu sua carreira.É autor de sonatas, quartetos, sinfonias e da ópera Fidélio, um de suas grandes criações. Em suas obras musicais passava um profundo sentimento e expressão. Nos últimos anos de sua vida, sofreu de surdez. Mesmo com o problema de saúde, continuou criando lindas obras musicais. Faleceu em 26 de março de 1827. Uma de suas obras mais conhecidas é a 9ª Sinfonia, que até os dias de hoje, é tocada emvárias situações. Ao lado de Bach e Mozart, Beethoven considerado um dos grandes compositores de música clássica de todos os tempos.

2.1 A VIDA DE LUDWIG VAN BEETHOVEN

Natural da Alemanha, Ludwig Van Beethoven foi um compositor considerado como o mais influente na musica clássica. Nascido em Bonn em 16 de dezembro de 1770, Beethoven era de família artística já que descendia de artistas, pintores,escultores e músicos, como foi o caso do avô, maestro Lodewijk Van Beethoven. Foi dele que Ludwig recebeu as suas primeiras lições de música, o qual o pretendeu afirmar como menino prodígio ao piano, tal seria a facilidade demonstrada desde muito cedo para tal. Por isso o obrigava a estudar música todos os dias, durante muitas horas, desde os cinco anos de idade. No entanto, seu pai terminouconsumido pelo álcool, pelo que a sua infância se manifestou como infeliz.
Mesmo mostrando tamanho talento à música Ludwig nunca teve estudos muito aprofundados. Compôs as suas primeiras peças aos onze anos de idade, iniciando a sua carreira de compositor.  Sua evolução foi progressiva. Na capital da Áustria, ele obteve grandes sucessos como pianista e compositor, generosamente apoiado por membros daaristocracia austríaca, que em 1809 deram-lhe pensão vitalícia. Já consagrado compositor e intérprete, aos 26 anos, foi diagnosticado portador de uma doença auditiva degenerativa. Embora tenha feito muitas tentativas para se tratar, durante os anos seguintes, a doença continuou a progredir e, aos 46 anos de idade, estava praticamente surdo. Pensando até em se suicidar, porém ao indagado o queevitou tal ato o mesmo respondeu: “Foi a música quem me salvou”. Tal doença não o impediu de compor. Sensível, nunca perdeu o seu amor e entusiasmo pela vida e pela música. Ele impressionou seus contemporâneos por dominar a arte da música e pelas manifestações duras de independência pessoal.
Figura 1: Beethoven em 1783

Fonte:http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/d/d8/Thirteen-year-old_Beethoven.jpg/220px-Thirteen-year-old_Beethoven.jpg

2.2 OBRAS DE LUDWIG VAN BEETHOVEN

Beethoven compôs 32 belíssimas sonatas para piano. Aqui vão algumas das mais famosas.
* Sonata Ao Luar, Opus 27
* Sonata Patética, Opus 13
* Sonata Apassionata, Opus 57
* Sonata No 20, Opus 49
* Sonata No 21, Opus 53
* Sonata No 25, Opus 79
* Sonata Opus 106
* Sonata...
tracking img