Maestro roberto minczuk

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2541 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Grandes Líderes da Música Orquestral
Roberto Minczuk

1. Introdução
O Regente da Orquestra hoje é uma figura muito importante nas Salas de Concertos, pois ele completa o triângulo musical 'Compositor x Regente x Executante'. Em suma, o Regente é o meio de ligação entre o compositor e o conjunto executante de sua obra, mas nem sempre foi assim, no início da orquestra, ainda não existia afigura do regente. Seja pelo tamanho reduzido dos grupos orquestrais, seja pela menor complexidade rítmica. Normalmente não era necessária a regência, havendo apenas um líder do grupo que orientasse os ensaios.
Somente na segunda metade do século XIX a figura do regente tornou-se comum. O aumento do tamanho das orquestras e também da complexidade rítmica das obras executadas tornou praticamenteimpossível executar certas obras sem o trabalho do regente.
Este se torna responsável por decisões de interpretação como andamento, caráter, instrumento ou voz a ser destacada em determinado trecho. Torna-se responsável também pela coordenação dos ensaios, o que o obriga a conhecer previamente e muito bem a totalidade da obra, para garantir a perfeita junção das partes de cada músico.
No decorrerdeste trabalho iremos abordar sobre o maestro brasileiro Roberto Minczuk e toda sua carreira.

A Vida de Roberto Minczuk
1. Biografia
Roberto Minczuk é descendente de europeus (russos, ucranianos e poloneses), é filho de José Minczuk e Olga. Nasceu em São Paulo no dia 23 de abril de 1967. Seu José era sargento da Polícia Militar e Dona Olga cantava no coral da igreja. Então desde cedotodos os filhos do casal tiveram ligação com a música. Roberto aprendeu a tocar trompa aos seis anos, antes mesmo de ter pulmões para isso. O ouvido tornou-se absoluto por meio de brincadeiras: ''Meu pai tocava uma nota em vários instrumentos e ganhava quem acertasse mais'', relembra Roberto em entrevista à revista Contigo. Por determinação do pai, todos os irmãos se iniciaram musicalmente, mas sóArcádio (primeiro-oboísta da Osesp), Eduardo (trompista), Cristiane (cantora lírica) e Roberto (maestro) seguiram na profissão. Os Minczuk tocavam na orquestra criada por José no templo da Assembleia de Deus que frequentavam.
Aos 13 anos, Roberto já era a trompa principal da Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo, e aos 14, estreou com a Orquestra Sinfônica Brasileira, então uma potência. Noano seguinte foi morar em Nova York a convite de Peter Mennin para estudar na Juilliard School com uma bolsa de estudo. Nessa época começou a reger, na igreja que frequentava em Nova Jersey. Dois anos depois, estreava-se no Carnegie Hall, como solista da New York Youth Symphony. No ano seguinte, no âmbito de um festival de revelações, tocou o Concerto para Trompa n.º 2, de Mozart, com a prestigiadaFilarmônica de New York.
Em 1985, ganhou o primeiro prêmio do Eldorado Music Competition, patrocinado pela General Motors do Brasil. Na ocasião, interpretou peças de Haydn e Mozart. Na Academia Juilliard, estudou com Harry Berv e James Chambers, a trompa liderante da Filarmônica de New York. Em 1987, após finalizar seus estudos na Juilliard, o passo seguinte foi a Gewandhaus de Leipzig,orquestra do lendário maestro alemão Kurt Masur. Caiu nas graças do regente e de sua mulher, Tomoko Sakurai. O fato de ser brasileiro deve ter ajudado. Masur e Tomoko se conheceram na Orquestra Sinfônica Brasileira, na qual ela tocava viola, em 1974. Há indícios de que o casal adotou o rapaz.
Ao regressar para o Brasil, estudou direção de orquestra com Eleazar de Carvalho e, depois, com John Neschling.Roberto Minczuk é uma pessoa totalmente apaixonado pela família, em entrevista à Contigo foi perguntado sobre a importância da família em sua vida, e a resposta foi a seguinte:
“A família é minha prioridade. Tenho vários colegas de carreira internacional que já estão no segundo ou terceiro casamento, com filho em dois países diferentes. Não acho isso legal. Você começa e termina a vida com a...
tracking img