Resenha livro cama de cimento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (757 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Resenha Livro: Cama de Cimento

É engraçado como a mendicância, embora nos rodeie de forma tão acintosa, seja muito pouco abordada. Parece que os meios de comunicação têm para com os moradores derua a mesma reação da maioria das pessoas: finge que não vê, ignora, passa batido, "faz de conta que não existe".
Em vista dessa lacuna, somos levados a ver a questão de maneira preconceituosa ou soba ótica das suposições, e, assim, quase sempre se forma uma visão distorcida da coisa.
Tomás Chiaverini rompe esse silêncio com o brilhantíssimo "Cama de Cimento". Trata-se de um livro-reportagemque estuda o tema moradores de rua de forma completa. Tomás se fez passar por um mendigo, infiltrou-se entre eles e conheceu de perto a realidade. Ao mesmo tempo, a obra traz dados técnicos sobre aquestão e conta interessantes histórias de personagens que fazem parte desse quotidiano.
Essa mescla de informações é muito eficaz, e propicia ao leitor lucidez sobre o tema. Assim, rompem-se algunsestereótipos, como do mendigo que já nasceu na miséria, ou que não teve estudo, ou que sonha em sair das ruas a qualquer custo ou que padece de problemas mentais. Na verdade, não há uma regra padrão:cada um tem uma história e cada história tem suas especificidades.

“Nem propostas, nem soluções e muito menos estudos científicos serão encontrados neste livro”, explica o autor, cujo principalobjetivo foi mostrar como vivem os sem-teto. Como é o cotidiano das pessoas que foram obrigadas ou as que escolheram, por vontade própria, passar os dias, as noites ou uma vida inteira, nas calçadas dacidade. Embaixo das marquises e viadutos, ou em algum albergue da rede municipal.

A apuração e a redação dos textos que compõem essas narrativas, ocorreram entre 2005 e o início de 2006. Mas se estelivro fosse um filme, alguns ensaios aconteceram antes. Para sentir na pele e vestir a camisa, literalmente dos descamisados, Chiaverini infiltrou-se entre eles como um igual. Perambulou pelo centro...
tracking img