Liberdade, igualdade, fraternidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2335 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
- LIBERDADE, IGUALDADE, FRATERNIDADE.

[pic]




Há séculos a Franco-maçonaria adotou para seu lema o moto Liberte, Égalité, Fraternité, que mais tarde foi incorporado à Revolução e República Francesa. Todavia, para ser válido, esse elevado ideal deve ser vivido e aplicado integralmente.
Mormente na Maçonaria, por seu brilhante passado, tem de ser tão amplo e generoso que incluaindistintamente todos os indivíduos, de ambos os sexos, e não ficar restrito a um pequeno grupo de privilegiados, como vem ocorrendo dentro e fora dela.



A rigor, o ideal expresso nesse conhecido trinômio não nasceu com a Franco-maçonaria; é muito mais antigo. Suas raízes mais profundas remontam à antiga Índia, onde tem sido enunciado e vivido em termos diferentes e com significação mais subjetiva,ou seja,Libertação, União e Compreensão, fatores básicos para uma formação saudável tanto do caráter individual como do nacional.

Onde quer que se desrespeite esse ideal, ali reinam o caos, a confusão, a discórdia e a desintegração final.



Da Libertação nasce à liberdade individual e coletiva, da União a igualdade, e da Compreensão a fraternidade. Mas a iniciativa tem de ser espontânea epartir do interior de cada um, individualmente.

No país de Gandhi e Nehru há milênios este ideal é fundamental em todas as suas escolas, religiões e sistemas de Yoga.



Onde houver qualquer tipo de discriminação, mesmo que justificada, ali se estará negando o tão proclamado ideal de Liberdade, Igualdade e Fraternidade, e bloqueando a plena efusão do Amor infinito que, segundo Cristo(Mat.6:45), “O Pai que está nos céus faz que seu sol se levante sobre bons e maus, e chuva desça sobre justos e injustos”. E que dizer então quando uma discriminação é feita, não por serem as pessoas más ou injustas, mas simplesmente por serem de sexo diferente, o sexo que Deus lhes deu?



Liberdade é o anseio nato de todas as criaturas, pequenas ou grandes, de se tornarem integralmente livres,subjetiva e objetivamente. Igualdade é o reconhecimento da origem divina comum de todos os seres humanos e a outorga de oportunidades iguais, que o famoso socialista e maçom francês Pierre Joseph Proudhon (1809-1865) assim formulou: “a cada segundo suas necessidades e de cada um segundo suas capacidades”. Fraternidade é a implantação de uma irmandade de seres humanos livres e justos, isentam dediscriminação de raças, sexo, crenças, castas e nacionalidades.



A Franco-maçonaria foi idealizada e constituída numa época em que na Europa ainda subsistiam leis e costumes, os mais retrógrados, herdados do feudalismo medieval e que mais tarde provocaram a eclosão da revolução francesa e a radical transformação dos sistemas econômicos, políticos e sociais, inaugurando progressivamente uma novaera mais democrática para todos os povos. 



Desde então, homens e mulheres passaram a tornar-se cada vez mais livres e autossuficientes, política e culturalmente, e desafiando abriram novos caminhos e preparou o terreno para a implantação de uma ampla democracia, capaz de derrubar todas as barreiras separatistas. E a democracia aí está, vicejante e forte, conseguida à custa de muito “suor,lágrimas e sangue”, porém, ainda se encontra em processo de aperfeiçoamento.



Nesta sua fase de transição a democracia ainda mostra lacunas, porém são menores que as de outros regimes. Com o tempo e nosso esforço ela atingirá a sua maturidade, tal qual a sonhou Platão em sua Atlântida, Sir Thomas Moore em sua Utopia, e o Apocalipse a prenuncia aos cristãos em sua Nova Jerusalém, que “descerá doCéu a Terra”, ou seja, a democracia celeste se fundirá com a terrena.

Hoje assistimos a uma irreversível evolução social em que as mulheres, antes discricionariamente relegadas a um plano secundário, atuam ativas e altivamente, ombro a ombro com os homens, na vida política, econômica, cientifica, social, artística, militar e administrativa de seus países. 



Na Inglaterra, berço da...
tracking img