Violino

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 111 (27694 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Estudando Violino em casa
Material de apoio

Professor de música inscrito na

Ordem dos Músicos do Brasil
Conselho Regional do Estado do Rio Grande do Sul

Curso de Violino para iniciantes

LYRIO BERNARDI, JR.

Violinista POP_MUSIC
Professor de música inscrito na Ordem dos Músicos do Brasil
Conselho Regional do Estado do Rio Grande do Sul Professor de música inscrito na

Curso deviolino para iniciantes
VIOLINISTA POP MUSIC
LYRIO BERNARDI, JR.

2

PREFÁCIO

DIARIO DE UM VIOLINISTA “Eu estou sempre renascendo, Nova manhã é o momento de recomeçar a viver. Desde que eu sou músico que eu começo o meu dia da mesma maneira Isto não significa uma rotina mecânica, mas algo essencial pra minha felicidade. De manhã, após o café pego o meu violino, toco um ou dois prelúdiospara a mulher que eu amo, Essas músicas funcionam como uma bênção para mim Uma forma de retomar o contato com o mundo, com o milagre de fazer parte da raça humana. Música, um encontro com a paz. Fale das coisas boas da sua vida para quem quiser ouvir. A alma do mundo precisa muito da sua alegria."

O estudo do violino

O violino é um instrumento de quatro cordas apenas, mas oferece grandesrecursos. Sua voz possui tons bastante acentuados, seu timbre se distingue dos demais e, pela variedade de seus efeitos, é justo denomina-lo o mais superior dos instrumentos de corda. O estudo do violino é uma nobre ocupação. O desenvolvimento do toque e da afinação é um dom. As notas precisam ser intelectualmente organizadas no braço do instrumento, pois requer precisão na digitação. Mais adiante, omestre de violino poderá enfatizar a leitura musical por lições de solfejo para facilitar a sensibilidade de escuta. A primeira coisa a fazer após isso, é afinar o violino. É necessário ter um ouvido delicado e exercita-lo. O solfejo deverá proceder sempre acompanhado da leitura da partitura de violino. As dificuldades são presentes no estudo do instrumento, por isso, antes é preciso o curso desolfejo. A leitura da partitura, no entanto, é uma preocupação, pois é preciso fixar a atenção também no som do instrumento, para observar a afinação das notas. É importante possuir uma digitação avançada para facilitar o dedilhado. O professor indicará o modelo de violino a ser tocado, pois o mesmo precisa ser de boa qualidade. Para os iniciantes, é necessário resistência, com isso, jádemonstramos uma primeira qualidade. É indispensável habituar–se a uma postura correta do corpo, agindo com naturalidade. O violino deverá, então, ser preso entre o ombro e o queixo numa posição horizontal e sustentado pela mão esquerda. É normal ocorrerem dificuldades até habituar–se à forma de tocar. O braço do violino deve repousar entre a primeira falange do polegar e a terceira falange do indicador. Oarco deve ser friccionado nas cordas num movimento retilíneo, paralelamente ao cavalete para condicionar a boa qualidade do som. O estudante de violino deve ter vontade absoluta de querer aprender e persistência, pois treinando bastante consegue – se uma boa técnica e aplausos de todo o publico.

Curso de violino para iniciantes
VIOLINISTA POP MUSIC
LYRIO BERNARDI, JR.

3

HISTÓRICO:LYRIO BERNARDI, JR.;
Naturalidade: Lagoa Vermelha-RS/1981; Profissão: Músico e Analista de Sistemas; Especialidade como músico: Professor de violino; Registro Profissional: Ordem dos Músicos do Brasil/2002;

E-Mail: jr.art@globomail.com

Curso de violino para iniciantes
VIOLINISTA POP MUSIC
LYRIO BERNARDI, JR.

4

Iniciação ao estudo da música e do violino

Conceito de música
É umaarte que tem por finalidade a combinação do que ela mesma produz,

OS SONS
A música não se expõe apenas quando um instrumentista ou cantor a executa, pois a mesma é todo som agradável ao ouvido humano. A música é definida como uma linguajem universal. Todos os povos entendem a música da mesma maneira sentido e forma. A música está situada entre o silêncio e o ruído.

silêncio – música – ruído...
tracking img