Economia internacional - ipec

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (284 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
APEC
Cooperação econômica da Ásia e do pacifico

APEC


É um bloco que engloba economias asiáticas, americanas e da Oceania. Foi criado em 1993 na Conferência de Seattle (Estados Unidos daAmérica). É um bloco econômico de extrema importância no cenário econômico mundial.

Cooperação Ásia-Pacífico


A Cooperação Económica da Ásia-Pacífico (APEC), composta por 21 membros (países)usada para consulta econômica entre os países da região, promovendo a liberação do comércio e do investimento, intensificando o crescimento e desenvolvimento regional sustentáveis. A partir de 2001 aRAEM entrou convidada para participar de algumas reuniões mas sem poder de decisão.

Grupos de discursão
Grupo de Trabalho de Tecnologia Industrial  Grupo de Trabalho de Pequenas e Médias Empresas Grupo de Trabalho de Turismo  Grupo de Trabalho dos Transportes


Os 21 membros da APEC são:
                    

Austrália; Brunei; Canadá; Chile; China; Indonésia;Japão; Coréia do Sul; Malásia; México; Nova Zelândia; Papua - Nova Guiné; Peru; Filipinas; Rússia; Singapura; Taiwan; Tailândia; Estados Unidos da América; Vietnam; Hong Kong.

Importância do blocoeconômico


Este bloco econômico é muito importante para a economia mundial, pois somando todas as produções industriais deles, chega próximo a metade de toda produção mundial.

Objetivos daAPEC


Estimular o comércio de produtos e serviços e reduzir as tarifas alfandegárias e taxas de importação e exportação nas relações comerciais entre os países membros.

Comitês da APEC
A APEC édivida em quatro grupos, são eles:  BMC;  CTI;  EC;  ESC;  Cada um responsável por determinada seção.


Resultados da APEC


A criação da APEC muito contribuiu para o crescimento edesenvolvimento da região pacíficoasiática. Foram criados empregos. O PIB da região triplicou. Investimentos internacionais aumentaram e as exportações cresceram.

ECONOMIA INTERNACIONAL
Aline ...
tracking img