Fatores de risco

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 24 (5772 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
FATORES DE RISCO EVIDENCIADOS PELAS COMPANHIAS ABERTAS DE UTILIDADE PÚBLICA LISTADAS NA BM&FBOVESPA


RESUMO
Este estudo pretende através de um estudo qualitativo e documental, levantar e analisar os riscos operacionais mais evidenciados pelas empresas de utilidade pública listadas na BM&F Bovespa, a fim de indicar mecanismos que permitam escolher e aperfeiçoar mecanismos de tomada de decisãopelos gestores dessas companhias, principalmente aqueles relacionados com o risco operacional. O estudo da gestão de riscos operacionais foi realizado em uma amostra de 33 empresas, A partir do estudo realizado conclui-se que os principais riscos operacionais evidenciados pelos stakeholders envolvidos com as empresas de utilidade pública listadas na BM&F Bovespa estão aqueles relacionados com aquestão regulatória e de concessão do setor, demonstrando que ações no sentido de criar estabilidade regulatória e de concessão podem diminuir incertezas e aumentar investimento, de forma geral existe também uma grande preocupação com os resultados, representados pela distribuição de dividendos.
Palavras–chave: Risco. Risco Operacional. Gestão de riscos. Stakeholders.

1 INTRODUÇÃO
Naliteratura há estudos sobre tipos específicos de risco, como risco de mercado abordado por Jorion (1997) e o risco de crédito, na obra de Caouette, Altman e Narayanan (1999). Este trabalho versa sobre risco operacional; presente nos trabalhos de Duarte Jr. (1996), Jorion (1997), Marshall (2002), Cruz (2003), dentre outros pesquisadores.
Para Brito, O.S (2000, p. 24), “a gestão do risco é o processo pormeio do qual as diversas exposições ao risco são identificadas, mensuradas e controladas”. A gestão de riscos nas empresas vem sendo normatizada por órgãos reguladores no Brasil, mas não há o estabelecimento de padrões normativos que obriguem as empresas a divulgarem os riscos envolvidos no negócio. Entretanto é evidente que, para que os gestores possam ter segurança na escolha das melhoresdecisões, é imprescindível que tenham suportes instrumentais que propiciem informações tempestivas e adequadas, assegurando-lhes a menos possibilidade de erros ou exposição a riscos.
De acordo com Oliveira (2008, p. 176) pressupõe-se que é importante para “toda empresa mensurar, avaliar e acompanhar seus riscos. Estabelecer limites e definir procedimentos para controle e conhecimento dos diversos tiposde exposições criadas por suas operações”. Diante desse conhecimento, a gerência pode constituir um sistema de controles que possibilitem a mitigação desses riscos, monitorando e controlando.
O problema que se coloca é que informações devem ser coletadas, de modo a permitir que os gestores possam prever e prevenir contra os riscos. Assim, este estudo propõe-se a investigação da seguinte questão:Qual nível de evidenciação dos fatores de risco das companhias abertas de utilidade publica listadas na Bovespa?
Esse trabalho tem como objetivo geral examinar o nível de evidenciação dos fatores de riscos operacionais das companhias abertas de utilidade publica listadas na Bovespa. Os objetivos específicos consistem em verificar semelhanças e divergências dos fatores de risco do segmentoeconômico das empresas (água/saneamento, energia elétrica e gás) em função do controle acionário.
Nesse contexto, esta pesquisa busca mostrar a importância de evidenciar os fatores de risco com o fim de minimizar os seus efeitos adversos, por meio da identificação, mensuração e controle, possibilitando assim suprir os investidores para sua tomada de decisão nas empresas.
Além do capítulo introdutório,o desenvolvimento do trabalho distribui-se em cinco capítulos. No primeiro capítulo, são apresentados os conceitos basilares concernentes aos temas a serem tratados, discutindo-se riscos, tipos de riscos e riscos operacionais. No segundo capítulo, abordam-se os aspectos metodológicos, classificando-os segundo abordagem e métodos utilizados para a concretização da pesquisa. No terceiro...
tracking img