Resenha controles internos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1121 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Curso: Controladoria e Finanças
Disciplina: Processos e Controles Internos
Professor: Werther Braga Junior
Aluno: Eduardo Casari Muniz Marques
Resenha do Artigo: “O CONTROLE INTERNO COMO FERRAMENTA FUNDAMENTAL PARA A FIDEDIGNIDADE DAS INFORMAÇÕES CONTÁBEIS”
Autores: Patrícia Bordim e Cristiane Jardim Saraiva
O artigo demonstra o quanto é importante utilizar os controles internos comoferramenta para assegurar a fidedignidade e integridade dos registros e demonstrações contábeis, também garantindo segurança para o administrador tomar decisões.
As empresas em geral adotam ações para que os diversos objetivos e metas sejam alcançados e utilizam de controles internos para garantir que estas ações sejam cumpridas. Estes controles abrangem as diversas camadas da empresa, da altaadministração aos níveis gerenciais.
Podemos definir como controle interno os conjuntos de procedimentos, métodos e rotinas que quando utilizadas garantem a proteção aos ativos da empresa, ajudando a evitar todo o tipo de fraude, abusos de poder, erros, ineficiência, de modo que todo tipo de registro, relatórios ou informações contábeis gerados estejam de acordo com a realidade da organização.
De acordocom o artigo, existem três significados que definem controle:
Controle como função restritiva e coercitiva: serve para coibir ou limitar desvios ou comportamentos não aceitos;
Controle como sistema de regulação: visa manter o funcionamento do sistema;
Controle como função administrativa: controle como parte do processo administrativo, onde o planejamento, organização e direção também fazemparte.
Há uma diferença entre controles administrativos e controles contábeis, sendo que o primeiro refere-se a procedimentos e rotinas que garantem a eficiência das operações da empresa. Já o segundo se preocupa com a manutenção do patrimônio e dos registros contábeis.
Os objetivos do controle interno visam garantir a segurança dos interesses da empresa, garantir precisão e confiabilidade dasinformações contábeis, financeiras ou operacionais, estimular eficiência operacional e fazer com que as políticas sejam aderidas por todos.
Para garantir a segurança dos interesses da empresa, deve-se estabelecer segregação das funções, dividindo as responsabilidades de acordo com a hierarquia e através de rotação de funcionários, de modo que surjam novas linhas de pensamento e evitando fraudes. Jápara resguardar os bens da empresa, deve-se utilizar de contagens periódicas, que maximizam os controles físicos.
Para ter confiança e precisão no que diz respeito às informações diversas, sejam elas contábeis financeiras ou operacionais, é muito importante que se utilize de análises, conciliações, documentação confiável e com procedência, sempre através de ferramentas adequadas e no períodocorreto, afim de que as informações estejam de acordo com a realidade econômico financeira da empresa.
A parte ligada à eficiência das operações visa promover meios de selecionar o pessoal mais qualificado, promover treinamentos, realizar relatórios de desempenho individual, acompanhar a execução das atividades e criar manuais internos que sejam utilizados para uniformizar e aumentar a eficiência dasatividades. Sem dúvida não há serventia em ter complexos relatórios se o material humano não corresponde de maneira satisfatória.
As políticas internas da empresa precisam ser respeitadas e seguidas corretamente, portanto deve existir supervisão com o objetivo de identificar desvios e dúvidas, os procedimentos precisam ser sempre revistos e revisados sempre contando com a ajuda de uma auditoriainterna, que será responsável por fazer valer essas políticas.
Existem alguns princípios que devem ser seguidos para evitar erros e irregularidades dentro da empresa. Estes princípios se preocupam em manter a confiabilidade de modo que exista transparência nas operações. Podemos citar como exemplo o fato de um departamento não manter ao mesmo tempo o controle das transações e dos registros...
tracking img