Resenha capitalismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (953 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIESP-Faculdade do Guarujá














Curso de graduação em
Administração com ênfase em Comercio Exterior




















Guarujá/2009






UNIESP- Faculdade do Guarujá







Resenha Crítica

O que ê capitalismo 

CATANI, Afrânio Mendes.  ed. São Paulo: Brasiliense, 2003. 117p., 16x11,5cmDisciplina Solicitante: Direito Empresarial II
Professor Responsável: Erikson
Aluno (a): Eduardo dos Santos Claudio Neto
RGM: 33364

O livro de Afrânio Catani explica teorias essenciaispara o entendimento do capitalismo de maneira geral, e também explica como aconteceu todo o processo do capitalismo no Brasil e suas fases.
No primeiro momento do livro o autor aborda duascorrentes de maior importância: a de Max Weber e a de Karl Marx. De acordo com Max Weber, o capitalismo existe onde quer que se realize a satisfação das necessidades de um grupo humano, com caráterlucrativo e por meio de empresas, ou seja, o capitalismo nesse caso e culturalista.
Weber mostra alguns aspectos do capitalismo, como o “impulso para o ganho” ou a “ânsia de lucro”, muitos alegam queestes aspectos nasceram com o capitalismo o que não é verdade, visto que esse espírito de lucro está inserido em toda espécie de pessoas, em todas as épocas é países. Ele estabeleceu como condiçãoprévia para a existência do capitalismo moderno, a contabilidade racional do capital, como norma para todas as grandes empresas lucrativas que se ocupam das necessidades cotidianas e o mercado detrabalho livre com referencia a toda irracionalidade limitação do comércio, não havendo, portanto, um mercado livre de trabalho, nem de produtos.
Em “A ética protestante e o espírito do capitalismo”Weber constata a hipótese de que o protestantismo influenciou para o seu surgimento do espírito capitalista.
Isso ocorreu principalmente devido ao calvinismo, onde este valorizava o trabalho...
tracking img