Resenha cap.1 wilson cano

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (716 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Resenha – Cap. 1- Introdução à Economia: uma abordagem crítica.
Este capítulo inicia-se apresentado a complexidade do sistema econômico capitalista. Por isso a necessidades de uma contextualizaçãodas transformações históricas que antecedem o surgimento pleno do capitalismo, em que a humanidade evolui da vida em bandos, caçando e coletando, para o período de industrialização e políticasneoliberais que vivemos atualmente. Ou seja, o homem produzia para autoconsumo, na sociedade pretérita, mas nas modernas, obtém dinheiro (vendendo bens e serviços, alugando casas, alugando a própria força detrabalho etc.) e permuta por outras coisas de que necessita, resumidamente, ele troca coisas.
Com o decorrer do progresso e da civilização, as “necessidades humanas” passaram a ter caráterilimitado. E para classificá-las os professores Aníbal Pinto e Carlos Fretes utilizam os termos: necessidades individuais - subdividas em corporais absolutas (biológicas); corporais relativas (sociais);espirituais; luxo ou consumo suntuário – e necessidades coletivas. Entretanto, para satisfazê-las, o homem é obrigado a produzir uma série de bens e serviços. Classificados em: livres, como luz, calorsolar etc.; e econômicos, apresentam-se com o caráter de relativamente escassos, devido às limitações em recursos naturais, nos conhecimentos técnicos e científicos, na quantidade de instrumentosauxiliares de produção e na quantidade e qualificação da força produtiva.
Sabendo que a disponibilidade dos fatores de produção, dado um nível de conhecimento técnico científico, revela o potencial produtivode um sistema – a sua capacidade teórica de produção. Algumas informações sobre o elemento humano pode contribuir para uma análise deste potencial, sendo o estudo da população: densidade demográfica,distribuição espacial, condições de saúde e educação, o contingente humano se é rural ou urbano, estrutura sexo-etária, cálculo do estoque humano em relação as taxas de mortalidade, natalidade e...
tracking img