Resenha - caim

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (274 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CAIM – JOSÉ SARAMAGO

“Ao matar abel por não poder matar o senhor, caim deu já a sua resposta. Não se augere nada bom da vida futura deste homem” CAIM
Voltadocomo tema religioso Saramago, publica numa deliciosa e de refinado humor sua obra Caim. O livro que conta a heroica história de um dos filhos dos primeiro homem naterra destaca a capacidade de tornar moderna a antiga mitologia já conhecida de cabo a rabo por tantos. O autor descreve com uma veia humorística a estranhaguerra entre o homem e o senhor, colocando a fundo um deus que tão quanto é exaltado por querubins e serafins também é pretencioso, invejoso e erra diversas vezes.Para atravessar esse caminho tão duro Caim, assassino de Abel, é condenado por deus. Sem saber inicialmente, se bem que saberá com posteridade, Caim vaga pelo tempoentre o passado, presente e futuro observando as atrocidades cometidas por um deus que é venerado por seus pais, e pela sua sociedade ao redor como o Deus daGuerra. A ele cabe o fardo destino de observar o que sucede as pessoas. O que Saramago recria é uma roupagem aos principais protagonistas do Antigo Testamento, travandoa eles a antiga guerra entre o homem e Deus nessa deliciosa prosa narrativa.
Saramago que nasceu em 1922 na província de Ribatejo, em Portugal, ganhou o PrêmioNobel em 1998, por suas belíssimas obras. Dentre elas destacam-se O Evangelho, segundo Jesus Cristo e Ensaio Sobre a Cegueira. Caim, uma das suas mais recentes eultimas obras assemelha-se ao Evangelho. Certamente é um belo premio sua leitura.

--------------------------------------------
[ 1 ]. Saramago, José – pág. 37.
tracking img