Ensino da literatura

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1659 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
LITERATURA AMAZONENSE

MANAUS, 2012
Nome: John Harllem Corrêa de Araújo
Turma: LPM06S01

DOIS IRMÃOS – MILTON HATOUM
Trabalho como exigência para obtenção de nota parcial na disciplina Literatura Amazonense, ministrada pela Professora Drª Auriclei Neves.
Trabalho como exigência para obtenção de nota parcial na disciplina Literatura Amazonense, ministrada pela Professora Drª Auriclei Neves.Manaus, 2012

Resumo

A literatura vem, através do tempo, tematizando a rivalidade e suas relações, evidenciando conflitos e desajustes. O presente artigo tem por finalidade utilizar como objeto de analise “Rivalidade entre irmãos” presentes no romance “Dois Irmãos” (2000), de Milton Hatoum, cotejamos passagens de obras contemporâneas que evidenciam em seus enredos os mesmos conflitos presentes nashistorias bíblicas de Gênesis. Portanto, mostramos que os problemas de desajustes familiares antigos se atualizam na produção contemporânea, desta brilhante obra.

Resumen

La literatura, con el tiempo, tematizan rivalidad y sus relaciones, mostrando los conflictos y desacuerdos. En este trabajo se pretende utilizar como objeto de análisis "rivalidad entre hermanos" en la novela "Te Brotes"(2000), Milton Hatoum, cotejamos trabaja contemporáneas pasajes que revelan parcelas en los mismos conflictos presentes en los relatos bíblicos del Génesis. Por lo tanto, se demuestra que los problemas de la familia de edad desajustes se actualizan contemporáneos en la producción, este brillante trabajo.

Palavras Chaves: Rivalidade, Interjeição e ódio.

Introdução

Dois irmãos, romance de MiltonHatoum, tematiza a rivalidade entre irmãos, a revolta, o ódio e os desajustes da vida de uma família de imigrantes libaneses que vivem na cidade de Manaus. O seu presente dialogo com o presente e o pretérito fez com que resgatemos passagens de historia bíblicas, históricas clássicas e contemporâneas para mostrar que seus temas são antigos, como atuais, eternos como a própria impossibilidade deharmonia terrena, o que podemos perceber em Relato de certo oriente, obra também de Hatoum, publicada em 1990.

1. A rivalidade entre irmãos

O autor assume o desafio do exame que se esconde além do temático ódio e imigração e por intermédio da reunião de pedaços memorialísticas dispersas no cotidiano de uma família vinculada as origens libanesas, esboça a convivência de dois gêmeos. Omar e Yaqub, osquais constituem o resultado de conflito cultural direto entre o eu e o outro, vivenciados pelos pais, Halim e Zana, que fazem de Manaus e por extensão do Brasil, os espaços escolhidos onde vincam raízes, apesar das diferenças culturais, com os quais se deparam ao ostentar sua tradição oriental na Manaus nos primeiros decênios do século XX.
A narrativa de “Dois Irmãos” constitui o desejo dejunção dos pedaços de identidade (libanesa, árabe, brasileira, manauara) dispersos pela cidade de Manaus, que vão se colando as personagens esboçadas nos limites espaciais circunscritos por Nael, o narrador, cujo investiga a sua própria identidade, no meio da confusão familiar entre os irmãos gêmeos.
“Eu não sabia nada de mim, como vim ao mundo de onde tinha vindo. A origem: as origens. Meu passado, dealguma forma palpitando na vida dos meus antepassados nada disso eu sabia. Minha infância, sem nenhum sinal de origem. É como esquecer uma criança dentro de um barco num rio deserto, até que uma das margens o acolhe. Anos depois, desconfiei: um dos gêmeos e meu pai. Domingas disfarçava quando eu tocava no assunto, deixava-me cheio de duvida (...). (pág.73).
HATOUM, 2000.
Nael éfilho de Domingas, uma índia que Zana compra para ser empregada domestica da família. O pai de Nael é um dos gêmeos, mas ela esconde em dizer qual. Com o passar dos anos, retoma pela memoria os fatos geradores da composição e ruina da família de origem libanesa, da qual ela também faz parte mesmo que de modo aparentemente bastardo.
Dois Irmãos também relatam passagens bíblicas, como a de...
tracking img