Choque cardiogenico.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4247 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
CHOQUE CARDIOGÊNICO, A IMPORTÂNCIA DO DIAGNÓSTICO PRECOCE

Silmara Angélica de Souza*
Luana Borges Guedes**

RESUMO


O estudo sobre o choque cardiogênico se faz necessária, para conhecer suas causas e os métodos para avaliação diagnóstica precoce, visando uma assistência com qualidade e eficiência, objetivando um atendimento rápido e preciso, já que a patologia descritadesequilibra a hemodinâmica, devido à função cardíaca estar prejudicada. Objetiva-se discorrer sobre o tema, enfatizando a atuação da equipe de enfermagem. Optou-se por pesquisa bibliográfica narrativa da literatura. O diagnóstico e a instituição de medidas terapêuticas devem ser precoces e baseados na resposta individual de cada cliente/paciente, com maior relevância no suporte ventilatório e hemodinâmico.O conhecimento profundo da fisiopatologia, através de referencial bibliográfico, tem o propósito de nortear a conduta terapêutica, com a finalidade de estabelecer objetivos a serem atingidos, para aumentar a sobrevida do indivíduo e reduzir o índice de mortalidade. É inerente a atuação integrada da equipe multiprofissional, pautados no saber científico e técnico, a fim de se detectar precocementeos quadros de choque cardiogênico e atuarem o quanto antes, de modo a evitar as complicações decorrentes desta patologia e proporcionar melhor qualidade de vida aos clientes/pacientes, sem, contudo, esquecer o lado humano e a utilização de tecnologias e leves duras na assistência frente a um quadro de choque cardiogênico.


Palavras-chave: Choque. Hemodinâmica. Isquemia. Mortalidade.


1INTRODUÇÃO


O choque cardiogênico é uma emergência na qual o coração não consegue manter um débito cardíaco adequado para suprir as necessidades dos órgãos e sistemas. Há uma redução no fluxo sanguíneo, com redução da perfusão tecidual, ocorre hipotensão sistólica abaixo de 90 mmHg, cianose de extremidade e alteração do nível de consciência. O baixo débito cardíaco e a redução daoxigenação dos órgãos e tecidos podem chegar a um nível incompatível com vida, se não restabelecido rapidamente, levando a falência dos órgãos por hipoxemia ou hipóxia, portanto pode levar ao óbito.
Deste modo, é necessário que se estabeleça tratamento intensivo e agressivo para restaurar a hemodinâmica e a reperfusão tecidual. Destaca-se desta forma a importância da avaliação diagnóstica precoceatravés de sinais clínicos durante exame físico, avaliando os sinais de isquemia e hipoperfusão como: extremidades frias e cianóticas, nível de consciência alterado, sendo que a hipotensão é essencial para seu diagnóstico. Este propósito será conseguido através da revisão bibliográfica, realizando pesquisas em livros relacionados com a área de saúde, para conhecer as formas de melhor avaliaçãodiagnósticas para implantar a terapêutica adequada e melhorar a qualidade de vida.
Na especialidade de cardiologia é imprescindível o conhecimento, por parte dos profissionais que prestam assistência ao cliente/paciente, sobre como atuar frente a um quadro de choque cardiogênico, de modo que haja uma identificação precoce, e se ofereça uma assistência com qualidade e eficiência. Neste artigo,destaca-se a importância de se ter um diagnóstico precoce no choque cardiogênico, bem como atuação do profissional enfermeiro no cuidado.


2 CHOQUE CARDIOGÊNICO


O choque é um estado em que o fluxo sanguíneo e a perfusão dos tecidos periféricos tornam-se inadequados para manter a vida, devido a um débito cardíaco insuficiente ou má distribuição do fluxo sanguíneo periférico, egeralmente associado com hipotensão e oligúria (BEERS; BERKOW, 2000).
Pedroso e Oliveira (2007), descrevem o choque como uma situação de emergência extrema. Determina sofrimento celular súbito, intenso, generalizado e persistente, capaz de levar a falência múltipla de órgãos e sistemas, por hipóxia, isquemia (hipoperfusão) que se agrava com a lesão celular provocada por diversos mediadores humorais...
tracking img