Choque cardiogenico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 20 (4997 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Choque cardiogênico





O choque é em essência uma história de sobrevivência, uma luta do organismo em um meio adverso para preservar a vida de seus tecidos mais vitais. É uma história de ataque e defesa, de ganho e perda, de um caleidoscópio de manobras defensivas para preservar os órgãos mais vitais. Como tal ela é estudada em virtualmente todas as disciplinas clínicas e para seutratamento é necessário compreensão da dinâmica circulatória e da fisiologia celular.


O termo choque foi aplicado por mais de dois séculos a muitas condições em que os ferimentos iniciais pareciam desproporcionalmente e misteriosamente pequenos quanto comparados com o colapso imediato ou gradual dos processos vitais. O termo choque foi usado pela primeira vez na língua inglesa, com sentido medico,em 1743 em uma tradução da segunda edição francesa do livro de Henri François Le Dran "Um tratado e reflexões provenientes da experiência por ferimento por arma de fogo".O tradutor usou a palavra para transmitir a impressão de uma pancada ou um golpe seguido por deterioração progressiva, perda de consciência e morte. Para John Collins Warren (1842-1927), o choque era "uma pausa momentânea no ato damorte". Este conceito compreende muito do que atualmente é aceito, particularmente a noção de que o choque não é uma entidade por si própria mas, na realidade, uma resposta adaptativa aos ferimentos que ameaçam a vida, provenientes de origens variadas, e caracterizados por lesão permanente ou temporária às funções vitais dos órgãos.


O choque pode ser classificado por etiologia e pode serdescrito como (1) choque hipovolêmico, (2) choque cardiogênico ou (3) choque distributivo ou vasogênico.


O presente trabalho tem como objetivo proporcionar ao acadêmico de enfermagem um total aprendizado sobre o choque cardiogênico promovendo uma abordagem detalhada do assunto desde o seu conceito até o seu tratamento, mostrando o papel da enfermeira numa melhor assistência de qualidade aopaciente crítico.


 

1. Conceito

O choque cardiogênico é uma situação de hipoperfusão tecidual devido à incapacidade do músculo cardíaco de fornecer débito adequado às necessidades do organismo, ou seja, ocorre quando a capacidade do coração em se contrair e bombear o sangue está comprometida e o suprimento de oxigênio é inadequado para o coração e para os tecidos.

2. Etiologia

Ascausas do choque cardiogênico são conhecidas como coronárias ou não-coronárias. O choque cardiogênico coronário é mais comum que o nao-coronário, sendo observada com maior freqüência nos pacientes com infarto agudo do miocárdio (IAM).


IAM de VE: perda massa muscular (40%) ou complicações mecânicas tais como ruptura de parede livre de VE, ruptura de músculo papilar ou septo interventricular.IAM de VD: perda de massa muscular, arritmias –bloqueio atrioventricular, ruptura de músculo papilar levando à insuficiência tricúspide.


O IAM de VD deve sempre ser lembrado em pacientes com IAM inferior, dorsal e lateral quando chega a coexistir em até 20 a 40 % dos casos sendo evidente em apenas 8% dos casos, quando se demonstra aumento de PVC com queda da pressão arterial sistêmica ecapilar pulmonar.


Os pacientes que vivenciam um infarto da parede anterior do miocárdio estão em risco máximo de desenvolvimento do choque cardiogênico, por causa da lesão potencialmente extensa para o ventrículo esquerdo provocada pela oclusão da artéria coronária descendente anterior esquerda.


Segundo estudo SHOCK (1985) 74.5% casos relacionados a falência de VE, 8.3% a insuficiência mitralaguda, 4.6% a ruptura de septo interventricular, 3.4% a infarto de VD e 8% dos casos relacionados a outras causas como sepses, miocardites, miocardiopatias em estagio final, contusão miocárdica, valvopatias, etc.


 

Fatores Coronários
• Infarto do miocárdio
Fatores Não-coronários
• Miocardiopatias
• Lesão valvular
• Tamponamento cardíaco
• Arritmias

 

3....
tracking img