Represa guarapiranga

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (492 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Faculdade de tecnologia de São Paulo – Zona Sul















Represa do Guarapiranga
Gestão Ambiental
















São Paulo
2012
Represa GuarapirangaHistória




A represa do Guarapiranga foi inaugurada em 1908, sua finalidade era, atender as necessidades de produção de energia elétrica na Usina Hidrelétrica de Parnaíba.Inicialmente conhecida por Represa de Santo Amaro, Guarapiranga teve sua construção iniciada em 1906 pela São Paulo Tramway, Light and Power Company, na época responsável pelo fornecimento de energia elétricana cidade, sendo concluída em 1908. 




[pic]





















Em 1928, com o crescimento da região metropolitana de São Paulo, Guarapiranga passou a servircomo reservatório para o abastecimento de água potável

[pic] (Barragem)

A construção da Represa de Guarapiranga e, posteriormente, da Billings, foi decisiva para o desenvolvimentoda região de Santo Amaro, então um vilarejo autônomo nos arrabaldes de São Paulo.


A partir dos anos 1920 e 1930, um crescente interesse pela ocupação das margens da represa, fez surgirloteamentos pioneiros que procuravam oferecer ao cidadão paulistano uma opção de lazer náutico. Daí o surgimento de bairros com nomes como Interlagos, Veleiros, Riviera Paulista e Rio Bonito.


SituaçãoAtual

Entre as décadas de 1980 e 1990, a ausência de políticas claras de uso e ocupação do solo por parte da Prefeitura do Município de São Paulo e dos municípios vizinhos contribuiu para acriação de loteamentos populares clandestinos ao redor da represa, que cresceram desordenadamente e jogam esgoto não tratado na mesma.

O lançamento de esgoto levou ao aparecimento de algas e ocomprometimento da qualidade do manancial e da água para abastecimento humano, obrigando a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo a investir pesadamente em programas de tratamento para...
tracking img