Reportagens

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3751 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Quarta-feira, 29/02/2012
Fotos: Felipe Rosa/Gazeta do Povo
A Avenida Fredolin Wolf ganhou novo asfalto e postes de iluminação: apenas 18% da meta estabelecida para o andamento da obra em 2011 foram cumpridas
URBANISMO
Obra atrasada, transtorno dobrado
Pelo menos sete projetos de mobilidade urbana em Curitiba estão em desacordo com o cronograma inicial. Segundo a prefeitura, falta mão de obraespecializada
16
Publicado em 29/02/2012 | ANDERSON GONÇALVES
* Fale conosco
* Comunicar erros
* RSS
* Imprimir
* Enviar por email
* Receba notícias pelo celular
* Receba boletins
* Aumentar letra
* Diminuir letra

Quando os moradores da Avenida Fredolin Wolf, que passa por bairros como Santa Felicidade e Pilarzinho, viram iniciar em maio de 2010 as obrasde reforma da via, acreditavam que dentro de 12 meses estariam livres dos transtornos. Mas, passados quase dois anos, eles ainda são obrigados a conviver com barulho de máquinas, calçadas abertas e entulhos de construção. O cenário ilustra uma situação frequente no âmbito de obras públicas, quando a execução se estende por mais tempo do que o previsto inicialmente. Expli cações para a lentidão nãofaltam e vão de mau planejamento e problemas crônicos na elaboração dos editais de licitação até falta de mão de obra qualificada.
O último relatório dos contratos de gestão da prefeitura de Curitiba, que são assinados por secretários e dirigentes de órgãos administrativos, revela que pelo menos sete grandes obras de mobilidade urbana em andamento estão em desacordo com o cronogramapreestabelecido. Os contratos especificam me tas a serem cumpridas no decorrer de cada ano, incluindo avanços na execução de obras públicas.
Ampliar imagem
No próximo mês de maio, as obras na Avenida Fredolin Wolf vão completar dois anos: calçadas, por exemplo, ainda não foram construídas
* -------------------------------------------------
Saiba mais
*-------------------------------------------------
Metade das obras mais importantes de Curitiba está com o cronograma atrasado
Balanço
Número de prazos não cumpridos caiu
Desde 2003, o Tribunal de Contas do Estado (TCE) desenvolve um trabalho no sentido de orientar as prefeituras para que planejem e executem melhor suas obras, evitando assim atrasos e paralisações. Além de emitir uma resolução com diretrizes para contratação de obras, otribunal tem procurado fiscalizar e orientar os gestores. Como resultado, o número de obras paralisadas diminuiu, ainda que em pequenas proporções.
Um levantamento elaborado em 2001 pelo TCE apontou um total de 1.055 obras inacabadas espalhadas pelo Paraná. No final do ano passado, esse número ficou na casa de 900, segundo o coordenador de Engenharia e Arquitetura do tribunal, Luiz Henrique deBarbosa Jorge. “Começamos a cobrar responsabilidade técnica das prefeituras, de modo a identificar possíveis danos ao erário público. É difícil evitar 100% de atrasos, mas já temos percebido uma redução significativa”, revela.
Na página do tribunal na internet (www.tce.pr.gov.br) é possível verificar a situação das obras em todos os municípios paranaenses. No Portal do Controle Social estãoinformações sobre o estágio da obra, data de início e valores. O levantamento é feito a partir de dados enviados pelas prefeituras.
A obra da Fredolin Wolf é um exemplo. De acordo com o contrato de gestão, a previsão era de que em 2011 mais 45% dos trabalhos estivessem concluídos. Na prática, porém, foram executados apenas 18%. Do início da obra até dezembro passado, 70% do cronograma já foi finalizado.Outra obra que caminhou em ritmo lento foi a do binário das Ruas Chile e Guabirotuba, que, apesar de estar com mais de 80% dos trabalhos concluídos, teve apenas 28% executados no ano passado. A meta era 45%. Trechos da Linha Verde Sul e Norte também aparecem entre as realizações desalinhadas ao cronograma.
Para justificar tais atrasos, o secretário municipal de Obras Públicas, Mário Yoshio...
tracking img