REPORTAGEM

1958 palavras 8 páginas
O objetivo da reportagem – a informação
A reportagem é um tipo de texto que participa do nosso dia a dia, tem como objetivo principal transmitir uma informação sobre um determinado acontecimento.

Nós a encontramos em jornais escritos, em revistas, na Internet, ou em telejornais.

Tanto na reportagem escrita quanto na oral, a linguagem utilizada deve ser clara, objetiva e direta, proporcionando um bom entendimento para o leitor ou o ouvinte.

A função do repórter é apenas transmitir o fato ou o comunicado, sem apresentar nenhum tipo de comentário, nenhuma opinião sobre o que pensa em relação ao assunto apresentado.

A reportagem costuma apresentar as seguintes partes:

* A manchete ou o título principal – Sempre aparece em destaque, com letras grandes, às vezes até coloridas, para chamar a atenção do leitor.

* O título auxiliar, que também podemos chamar de subtítulo - É uma complementação do título principal, que fornece maiores detalhes sobre o assunto em destaque.

* O primeiro parágrafo, também chamado de Lide – A informação trazida por ele deverá obedecer a uma sequência de perguntas, como: O que aconteceu? Com quem ocorreu o fato? Onde? Como aconteceu? Quando foi? E por quê?

Como podemos perceber, estas perguntas colaboram para que haja clareza nas informações transmitidas.

* Por último, vem o que denominamos de “corpo” da reportagem – É o detalhamento de tudo aquilo que se pretende dizer, sempre procurando facilitar a compreensão por parte de todos.

Reportagem – Mais sobre

A reportagem é uma história que se relata: uma história verdadeira. Incide sobre o acontecimento. Esclarece-o, coloca-o em perspectiva e dá vida à informação em bruto.
A reportagem possui um papel essencial na imprensa escrita. Visualiza a informação, dá-lhe autenticidade e credibilidade. Mais do que nunca o leitor tem a necessidade de que lhe relatem o mundo em que vive.
Praticar reportagem, com a maior freqüência possível, é para o jornalista

Relacionados