Renata

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1303 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Titulo: propriedades cologativas

Objetivo: analisar propriedades coligativas de algumas soluções por métodos simples.

Resumo: em nosso experimento fervemos água com e sem sal e medimos suas temperaturas.verificamos que suas temperaturas chegaram aproximadamente aos 70e 80 c◦.também mergulhamos um saco(formado de papel vegetal)com suco de beterraba dentro,e observamos que o volume do sacoaumentou de tamanho.

Introdução: Propriedades colgativas é a propriedade que aparece nas soluções em função da presença do soluto no solvente. Essas propriedades analisam qual é o efeito qualitativo e quantitativo da presença do soluto no solvente.
Um efeito coligativo é uma modificação que ocorre em certas propriedades de um solvente quando adicionamos nele um soluto não volátil. Essamodificação só depende do número de partículas (moléculas ou íons) dissolvidas - e não de suas naturezas.

Propriedades do solvente modificadas:
* Pressão de vapor (efeito tonoscópico)
* Ponto de ebulição (efeito ebulioscópico )
* Ponto de fusão (efeito crioscópico )
* Pressão osmótica. (efeito osmoscópico)

Efeitos coligativos:

* Efeito tonoscópico: é a diminuição do vapor dosoluto quando se adiciona um soluto não-volatil.

Ex:


A) b)

H20 H2o+soluto
25c◦ 25c


No exemplo A temos um cubo somente com água,por tanto temos uma grande quantidade de partículas gasosas neste cubo.
Já no cubo B temos água e um soluto não volátil,assim esse soluto irá dificultar aspartículas do solvente(no caso a água) se transformar em gás.
Portanto observamos que a quantidade de partículas gasosas do cubo B é menor do que do cubo A,por causa do seu soluto,assim a pressão de vapor diminui.

* Efeito ebulioscópico: é quando um soluto não volátil é dissolvido em água, e a temperatura de ebulição da solução formada é superior ao valor da temperatura de ebulição daágua pura.

A diminuição da pressão máxima de vapor do solvente, devido à adição de um soluto, leva inevitavelmente ao aumento da temperatura de ebulição.

Ex:

Ao adicionarmos açúcar à água de preparo do café, aumentamos a temperatura de ebulição da água. A água com açúcar irá demorar mais a ferver. Quanto maior for a quantidade de soluto, maior será o efeito.

Efeito crioscópico:  É o estudodo abaixamento da temperatura de congelação de um líquido, por meio da adição de um soluto.
A diminuição da pressão de vapor do solvente, devido à adição de um soluto, leva à diminuição da temperatura de congelamento.
Quanto maior a concentração do soluto, maior o abaixamento da temperatura de congelamento do solvente e menor a temperatura de congelamento do mesmo.
Ex: fabricação de sorvete e naadição de etilenoglicol em radiadores de automóveis, para evitar seu congelamento (em regiões onde as temperaturas estão abaixo de 0oC). Nas regiões polares, a água não congela por causa da presença de elevada quantidade de sais dissolvidos, principalmente NaCl. 

Efeito osmoscópico:  a pressão osmótica é aquela pressão exercida pelo solvente contra a m.s.p. para que ocorra a osmose. Umamembrana semipermeável deve permitir apenas a passagem de solvente (ex.: citoplasma, papel celofane). A passagem de solvente através da membrana ocorre até que as soluções tornem-se isotônicas, isto é, exerçam a mesma pressão osmótica.  
* Fenômeno que permite a passagem do solvente do meio mais diluído para o meio mais concentrado através de uma membrana permeável é denominado osmose.
* Paraocorrer osmose, as concentrações das partículas de soluto devem ser diferentes nos dois líquidos.
 

Ex: Quando adicionamos açúcar à salada de frutas, verificamos o aumento no volume do caldo. Da mesma forma, o charque é preparado pela adição de sal sobre a carne, o que provoca a sua desidratação.

Observamos assim que em nosso experimento aconteceram dois dos efeitos coligativos citados...
tracking img