Internet: rede mundial de computadores

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1281 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE CEARENCE

Internet: Rede mundial de computadores
Felipe Campos de Sousa

Fortaleza
2012
INTRODUÇÃO

A internet é o filho mais novo da história da comunicação e nem por isso menos importante. Para alguns é considerada a maior criação tecnológica, depois da televisão. A internet que vemos hoje tomar conta de nossas vidas e fazer parte dos nossos menores hábitos passou 20 anoslonge dos olhares das massas, porém logo que chegou ao público na década de 90 sua ascensão foi avassaladora e alcançou um número gigantesco de pessoas que nem a televisão e o telefone, em mais de meio século depois de suas criações, conseguiu. Agora mais de 20 anos se passram e o mundo está repleto de computadores, smatphones, e mais recentemente os tablets. A internet faz parte e é essencial para anossa vida em todos os seus setores e dela dependem pessoas, profissionais, empresas, hospitais etc. Está tudo conectado, tudo interligado por cabos e ondas. Tudo está online.

UM POUCO DA HISTÓRIA DA INTERNET

A rede mundial de computadores, ou Internet, surgiu em plena Guerra Fria. Criada com objetivos militares, com o nome de ARPANET, seria uma das formas das forças armadasnorte-americanas de manter as comunicações em caso de ataques inimigos que destruíssem os meios convencionais de telecomunicações como o rádio, que também surgiu a principio para fins militares. Nas décadas de 1970 e 1980, além de ser utilizada para fins militares, a Internet também foi um importante meio de comunicação acadêmico. Estudantes e professores universitários, principalmente dos EUA, trocavam ideias,mensagens e descobertas pelas linhas da rede mundial.
Foi também no meio acadêmico que surgiram dois nomes importantes que influenciaram a popularidade e rápida disseminação da internet: Tim Berners-Lee que teve as primeiras noções de Web para interligar laboratórios de diversos lugares com o seu laboratório de física se utilizando de links para receber e enviar informações e Marc Anderssen, umestudante universitário que criou o primeiro navegador batizado de Mosaic que tinha interface gráfica e facilitou a navegação na rede.

O QUE FAZER PARA SE CONECTAR A REDE

O usuário que deseja navegar na internet necessita de itens indispensáveis para tal procedimento. O primeiro de tudo e mais obvio é o computador. Em seguida seguem o modem seja de discagem (que mesmo ultrapassado ainda éusado) ou a cabo. Necessita também de um provedor que ofereça o serviço de internet e de um navegador, que é o software responsável pela ponte entre o usuário e a rede.
NAVEGADOR

Como dito anteriormente o navegador é o software usado para explorar a internet. O navegador mais atualizado atualmente é o Chrome do buscador google. Existem outros navegadores no mercado: O internet explorer doWindows, Mozilla Firefox, Opera, Safari do MAC e muitos outros. Os navegadores possuem uma página principal que é escolhida a principio pelo fabricante do software, mas que posteriormente pode ser modificado pelo usuário.
Os navegores trazem o conteúdo da internet até você e não contrário como muitos acreditam. Os navegadores possuem menus que editam suas configurações e preferências. As barras derolagem servem exibir uma pagina que não cabe completamente num único espaço no monitor. A maioria dos navegadores apresentam as mesmas características com relação a menus e funções.

INTERNET SEM FIO

Há poucos anos com o avanço da tecnologia e dos dispositivos móveis a internet saiu dos desktops e invadiu as ruas e os bolsos dos usuários. Os notebooks, os netbooks, celulares e smartphones,tablets e ultrabooks utilizam essa ferramenta que cada vez mais evolui. A principio a internet no celular era muito lenta e necessitava de um contrato com operadoras ou provedores para funcionar – WAP.
Hoje o wi-fi está por todos os lados. Os aparelhos trazem receptores de wi-fi e outros mais modernos novas tecnologias como a 3G e 4G que aumentam a velocidade de conexão. As operadoras cada vez trazem...
tracking img