Renata

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1466 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de abril de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
SOEDUCAR – SOCIEDADE EDUCATIVA DE JANAÚBA
Curso Técnico em Segurança do Trabalho – 2°Módulo
Disciplina: Ergonomia
Professora: Gabriela









ANÁLISE ERGONOMICA DOS POSTOS DE TRABALHO DE ACABADOR E CORTADOR NA MARMORARIA X.













RENATA



Janaúba/MG, 01 de abril de 2014
1 - INTRODUÇÃO

As rochas ornamentais, tais como mármore e granito, são muitousadas no Brasil. A marmoraria uma ligação de matéria-prima com diversos elementos, tais como água, energia, equipamentos, mão-de-obra, materiais abrasivos e tecnologia, trazendo como resultado produtos com grande valor final direto para o consumidor.

O beneficiamento das placas passa pelas seguintes fases: levigamento, polimento, lustração, corte e acabamento.

Hoje em dia, as marmorarias usamplacas já polidas, ao invés das brutas e isso significa uma grande redução de tempo na produção. Mas de qualquer maneira, é essencial que haja equipamentos no empreendimento que sejam responsáveis pelo polimento para necessidades que possam surgir.

As lâminas de mármore ficam em cima de cavaletes, na vertical, em locais fechados ou abertos. O beneficiamento é iniciado no levigamento, que é omomento em que a superfície da placa é trabalhada, quando tiram tudo aquilo que a deixa áspera e rugosa. Nessa fase, usa-se politrizes manuais ou automáticas, que passam sobre a chapa diversas vezes. Após isso, ocorre o polimento, também chamado de esmerilhamento, e é feito pelo mesmo equipamento usado no levigamento, só mudando a granulometria do produto abrasivo usado. Feito o polimento, surge entãouma superfície sem alto-relevos e opaca.

Depois disso, é o momento da lustração, para que possa haver aquele brilho que destaca a rocha e sua cor. Essa etapa é feita com politrizes que usam coroas de polimento com abrasivos. E a última fase é o corte, que é feito conforme o seu fim, de acordo com o que o mercado vai exigir. Isso aqui é feito com máquinas de corte a disco diamantado manuais ousemiautomáticos.

Em diversas situações, depois do corte ainda há o apicoamento ou afeiçoamento, que é o acabamento das partes cortadas e para tal são usadas lixadeiras. Essa etapa garante mais beleza ainda.
2 – OBJETIVO

Realizar o levantamento ergonômico na marmoraria e analisar na prática o que foi dado em sala de aula.


3 – JUSTIFICATIVA

“Ergonomia (ou "fatores humanos") é adisciplina científica relacionada ao entendimento das interações entre seres humanos e outros elementos de um sistema, e também é a profissão que aplica teoria, princípios, dados e métodos para projetar a fim de otimizar o bem-estar humano e o desempenho geral de um sistema. Os ergonomistas contribuem para o projeto e avaliação de tarefas, trabalhos, produtos, ambientes e sistemas, a fim de torná-loscompatíveis com as necessidades, habilidades e limitações das pessoas.”
(Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ergonomia ).

Em resumo a ergonomia é a ciência que estuda a adaptação do trabalho ao trabalhador.

Para aquisição de experiência e visualização da matéria esplanada em sala de aula a pesquisa de campo foi de suma importância.











4 – METODOLOGIA

O presentetrabalho foi realizado na marmoraria X(nome dado para que a empresa seja mantida em sigilo). A pesquisa foi aplicada às seguintes funções: acabador e cortador; em um dia de laboro que correu normalmente.

Foram escolhidas duas funções, o quadro de funcionários é pequeno, e para não gerar dúvida na veracidade das respostas e na amostragem da pesquisa. Sendo assim o questionário foi respondido por doisfuncionários do setor de acabamento e um funcionário do setor de corte.

Foi elaborado um questionário contendo dez questões, sendo oito questões fechadas com respostas pré definidas e duas questões onde pudessem responder livremente.


5 - DESENVOLVIMENTO

Para melhor entendimento faz-se necessário esclarecimento dos cargos pesquisados:

A – ACABADOR

Profissional responsável por...
tracking img