Renascimento cultural

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1798 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Victor Almeida de Abreu, 41, 1ºA multimídia

Renascimento Cultural
O renascimento cultural foi um movimento de mudanças culturais, que se caracteriza pela retomada dos valores Greco-Romanos, colocando o ser humano no centro dos interesses. Os renascentistas faziam criticas aos valores medievais impostos pela Igreja, pois os achavam antiquados e sem valor intelectual. Pode ser considerado,também, como a simples renovação da cultura antiga, devido a sua grande alusão a cultura clássica e também por ser um termo muito vago, admitindo várias interpretações.
Se levado em consideração como um novo movimento e não apenas uma “reforma de valores”, este momento é a transição entre a Idade Média e a Modernidade, pois a Idade Média foi um período de pouco avanço cultural, e a Modernidade eraa forma que os renascentistas denominavam o momento em que viviam, assim a Modernidade caracterizou-se como uma época de grandes avanços intelectuais, que se fazia renascer os valores clássicos (Greco-Romanos), dai o termo “Renascimento”. Coexistiram e interagiram elementos da velha cultura em declínio com a nova cultura em ascensão. O renascimento expandiu-se sob o financiamento e proteção dospoderosos da época. Comerciantes, banqueiros e papas formavam essa elite que mantinha os intelectuais e artistas renascentistas, sendo denominados mecenas, pertencentes a categoria de mecenato.
A Itália pode ser definida como “O Berço do Renascimento”, apesar de a Itália ainda não existir como nação, o Renascimento desenvolveu-se em algumas cidades italianas, principalmente nas ligadas aocomércio. Porém com a expansão marítima a ideia Renascentista foi divulgada por diversas partes do mundo como na Inglaterra, Alemanha e os Países Baixos.

O Renascimento abrangeu os séculos XIV até XVI.  E pode ser divido por fases, cada século com a sua. Trecento, período dos anos trezentos, século XIV;  Quattrocento abrangeu os anos quatrocentos, século XV; e Cinquecento corresponde aos anosquinhentos, de 1500 a 1550, definido por alguns como o mais criativo entre os séculos pertencentes ao Renascentismo. As principais características do Renascimento foram o Racionalismo, Experimentalismo, Individualismo e Antropocentrismo.

Rafael Sanzio (1483-1520)
Rafael Sanzio foi um famoso artista plástico italiano do Renascimento. Destacou-se principalmente nas áreas da pintura e arquitetura. Sua artefoi reconhecida graças a suavidade e perfeição de suas obras. Seu pai era, Giovanni Santi, um grande pintor da época que tinha ótimas relações na corte do duque Federico de Montefeltro, um grande mecenas. Foi introduzido aos 6 anos de idade no estúdio do famoso pintor italiano Pietro Perugino, como estudante, com este artista o jovem aprendeu a técnica do afresco, técnica que consiste em pinturano gesso ainda úmido.
Em 1501 ele concluiu sua primeira produção, um altar para a Igreja de San Nicola da Tolentino. E em 1504 ele conclui sua primeira grande e reconhecida obra, O Casamento da Virgem. O Papa Júlio II o convida para trabalhar na decoração dos aposentos do Vaticano em 1508 onde permanece por 12 anos, encarregado de obras de vulto, que provaram o poder de sua grande imaginação. Amaior influência sobre a obra de Rafael durante seu período florentino veio de Leonardo da Vinci e suas composições, figuras e gestuais, bem como suas técnicas inovadoras, o chiaroscuro e o sfumato.
É oficializado como arquiteto do Vaticano em 1515, passando a coordenar a sequência dos trabalhos na Basílica de São Pedro. Neste período Rafael também assumiu a decoração das galerias do Vaticano,concluída depois por seus aprendizes, e realizou trabalhos diversos, como retratos, tapeçarias, cenografias e ornamentações sacras, altares, planos arquitetônicos direcionados para edificações não religiosas, e igrejas como a de Sant’Eligio degli Orefici. Era então o pintor mais conhecido e popular na Itália. Em 1517 criou sua ultima e uma de suas mais importantes obras, Transfiguração, criada...
tracking img