Renascimento cultural

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1068 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Até os fins da Baixa Idade Média, a Igreja monopolizava a educação e a cultura na Europa Ocidental.
A cultura era teocêntrica, isto é, o pensamento e as artes ocupavam-se somente com o estudo de Deus e da vida sobrenatural.

Com o surginsento de novas condições de vida em sociedade, uma nova cultura começou a aparecer. Essa nova cultura tinha um caráter humanista (valorização do homem e suasobras), leigo e antropocêntrico (colocação do homem como centro do Universo).
Ë ao súrgimenro e desenvolvimento dessa cultura leiga, humanista e antropocêntrica que atribuímos o nome de Renascimento Cultural.


Alguns Problemas sobre o Termo Renascimento


O termo Renascimento é um termo vago e impreciso, admitindo várias interpretações. Isto torna dificultoso o estudo desse movimentocultural.

O Renascimento já foi considerado, por alguns historiadores, como a simples renovação da cultura antiga (greco-romana).
É claro que os renascentistas, procurando valorizar o homem, buscaram inspiração nos modelos culturais greco-romanos, marcados pelo humanismo e antropocentrismo. Essa visão do Renascimento é falsa, pois pressupõe que uma cultura pode se repetir em condições históricasdiferentes. Na verdade, a inspiração dos renascentistas em ideais greco-romanos não significa uma mera imitação, pois as condições históricas imperantes na Antigüidade Clássica e na passagem da Idade Média à Idade Moderna são completamente diferentes.

Outro problema colocado pelo termo Renascimento é o de subestimação e desconhecimento da cultura medieval. O termo Renascimento pode nos dar a idéiade que todo o período medieval foi uma época de trevas e ignorância. Essa falsa idéia foi difundida pelos próprios renascentistas que, no seu afã de lutar contra tudo que fosse medieval, chamavam a Idade Média de “Idade das Trevas”.
Na verdade, a partir do século XI, já começa a aparecer na Europa Ocidental uma série de movimentos de renovação cultural, que buscam inspiração nos ideaisgreco-romanos.

Por outro lado, sob muitos aspectos, o Renascimento retoma certos elementos da cultura medieval.
Um outro problema a ser colocado é o da caracterização do Renascimento Cultural como o surgimento de uma cultura que corresponde aos ideais do mundo capitalista.

Isso é válido somente para Itália e Países Baixos, onde, já no século XIV, temos uma produção capitalista baseada no trabalhoassalariado e na indústria manufatureira. Já para a Alemanha e outros países, essa afirmação não é válida, pois a produção ainda é fundamentalmente feudal.



As Características do Renascimento Cultural




O Renascimento Cultural ou Renascença, como já vimos, foi o surgimento de uma cultura leiga, antropocêntrica e humanista, em oposição à cultura eminente- mente religiosa e teocêntrica domundo medieval.

Outra característica da Renascença foi o individualismo em oposição ao coletivismo da Idade Média. Cada renascentista julgava-se o elemento mais importante do mundo. Isso pode ser facilmente explicado: enquanto na Idade Média o homem só se via fazendo parte de um todo (o cristão só se entendia como parte da Igreja, o servo como elemento de um feudo, o artesão como elemento deuma corporação), na época renascentista, com o estabelecimento da sociedade competitiva, cada indivíduo procurava se sobrepor aos demais, buscando a satisfação de seus impulsos e desejos.
No Renascimento, notamos também uma forte inclinação para o Naturalismo. O homem renascentista valorizava a natureza, fundamentalmente a natureza humana.


No plano do conhecimento, as característicasfundamentais do Renascimento Cultural foram

•O racionalismo — todo conhecimento tem que ser demonstrado pela razão humana.

•O experimentalismo — o conhecimento deve ser demonstrado através de experiências.



O Renascimento Cukural foi um produto das transformações ocorridas na Europa Ocidental a partir da Baixa Idade Média. Essas transformações foram


•O Renascimento Comercial, ou seja, a...
tracking img