Renascimento cultural

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2009 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
COLEGIO ESTADUAL PROFESSOR DÁSIO JOSÉ DE SOUZA

ANTONIA VILANÍ E JOSÉ CELESTINO

RENASCIMENTO CULTURAL

Candeias
2012
ANTONIA VILANÍ E JOSÉ CELESTINO

RENASCIMENTO CULTURAL

Trabalho apresentado no Colégio Estadual Professor Dásio Jose de Souza com requisito da disciplina de artes laborais, sob orientação da professora Daniela.

Candeias
2012
Sumário

1 INTRODUÇÃO4
2RENASCIMENTO CULTURAL5
2.1 Antecedentes7
2.2 Contexto Histórico7
2.3 Características principais8
2.4 Colaboradores 9
3 CONSIDERAÇÕES FINAIS12
4 REFERNCIAS13

1INTRODUÇÃO 

Podemos considerar o Renascimento como um dos marcos iniciais da Modernidade, ao refletir o conjunto de mudanças vivenciadas pela sociedade urbana da Europa Ocidental.
O renascimento cultural foi fruto de uma sériede mudanças que marcaram a passagem do mundo medieval para o moderno. A obra de diferentes escritores, artistas e escritores levantavam uma nova concepção sobre o homem e o mundo. Mesmo trazendo um novo conjunto de valores, nãopodemos dizer que o renascimento foi um movimento capaz de realizar uma ruptura radical contra os valores da Idade Média. Chamou-se "Renascimento" em virtude da redescoberta erevalorização das referências culturais da antiguidade clássica, que nortearam as mudanças deste período em direção a um ideal humanista e naturalista. O termo foi registrado pela primeira vez por Giorgio Vasari já no século XVI, mas a noção de Renascimento como hoje o entendemos surgiu a partir da publicação do livro de Jacob Burckhardt  A cultura do Renascimento na Itália (1867), onde ele definia operíodo como uma época de "descoberta do mundo e do homem".
Renascimento é o nome que se dá a um grande movimento de mudanças culturais, que atingiu as camadas urbanas da Europa Ocidental entre os séculos XIV e XVI, caracterizado pela retomada dos valores da cultura greco-romana, ou seja, da cultura clássica. Esse momento é considerado como um importante período de transição envolvendo as estruturasfeudo capitalistas.
As bases desse movimento eram proporcionadas por uma corrente filosófica reinante, o humanismo, que descartava a escolástica medieval, até então predominante, e propunha o retorno às virtudes da antiguidade. Platão, Aristóteles, Virgílio, Sêneca e outros autores greco-romanos começam a ser traduzidos e rapidamente difundidos.

2 RENASCIMENTO CULTURAL

Renascimento culturalfoi um movimento artístico-intelectual que, a partir do séc. XV recusou o pensamento religioso medieval, colocando o ser humano no centro de todos os interesses. 
Durante os séculos XV e XVI intensificou-se, na Europa, a produção artística e científica. Esse período ficou conhecido como Renascimento ou Renascença.
O Renascimento foi um importante movimento de ordem artística, cultural ecientífica que se deflagrou na passagem da Idade Média para a Moderna. Em um quadro de sensíveis transformações que não mais correspondiam ao conjunto de valores apregoados pelo pensamento medieval, o renascimento apresentou um novo conjunto de temas e interesses aos meios científicos e culturais de sua época. Ao contrário do que possa parecer, o renascimento não pode ser visto como uma radical ruptura como mundo medieval....................................................................

A razão, de acordo com o pensamento da renascença, era uma manifestação do espírito humano que colocava o indivíduo mais próximo de Deus. Ao exercer sua capacidade de questionar o mundo, o homem simplesmente dava vazão a um dom concedido por Deus (neoplatonismo). Outro aspecto fundamental das obrasrenascentistas era o privilégio dado às ações humanas, ou humanismo. Tal característica representava-se na reprodução de situações do cotidiano e na rigorosa reprodução dos traços e formas humanas (naturalismo). Esse aspecto humanista inspirava-se em outro ponto-chave do Renascimento: o elogio às concepções artísticas da Antiguidade Clássica ou Classicismo.

Essa valorização das ações humanas abriu...
tracking img