Resumo marilda iamamoto parte 2

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (781 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PARTE II
O debate contemporâneo da reconceituação do serviço social: ampliação e aprofundamento do marxismo
1- Introdução:
O objetivo central deste capitulo é apreender as particularidadeshistóricas e teóricas do debate brasileiro do Serviço social nas ultimas décadas ,em meio ao legado marxista e tendo como contraponto o movimento de reconceituação.
A premissa desta análise é que asparticularidades da polêmica profissional, na década de 80 são resultados da complexificação histórica dos Estado e da sociedade do Brasil.
Aí reside o solo histórico, o terreno vivo no qual se tornoupossível e se impôs socialmente necessária uma renovação no serviço social.
Por meio de sua renovação o serviço social buscava assegurar sua própria contemporaneidade. A profissão é aqui compreendidacomo um produto histórico, afirma-se como uma especialização do trabalho inscrita na divisão sócio técnica de trabalho.
Assim seu significado social depende da dinâmica das relações entre as classes edessas com o Estado nas sociedades nacionais, no enfrentamento das questões sociais. A profissão viu-se obrigada a se redefinir, ela não se conforma com um “cristal sólido, mas como um organismocapaz de mudar o que o está em constante mudança”( nos termos de Marx).
Reafirma-se, portanto a premissa que a história é a fonte de nossos problemas e chave de suas soluções.
Na década de 80 herdeirada ditadura militar e de seu projeto de modernização conservadora, a categoria dos assistentes sociais emerge na cena social no processo de transição democrática com um novo perfil profissional eacadêmico .
Desdobra-se em uma crítica marxista ao próprio marxismo, este foi incorporado notadamente pelo movimento de reconceituação latino americano na década de 1970.

2- O legado dareconceituação.

Esse histórico não fertilizou somente o serviço social. Em outros termos o pensamento social latino-americano busca reconciliar-se com sua própria historia.
Os impulsos inovadores chegam...
tracking img