Remedios anti parasitarios

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (555 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Benzimidazóis
Os anti-helminticos incluem o mebendazol, o tiabendazol e o albendazol. Esses compostos são agentes de amplo espectro, que formam um dos principais grupos de anti – helmínticosutilizados. Ligam-se à beta-tubulina livre, inibindo a sua polimerização e, assim, interferindo na captação de glicose dependente de microtúbulos. Exeercem ação inibitória seletiva sobre a funçãomicrotubular dos helmintos, sendo 250-400 vezes mais potentes nos helmínticos do que nos tecidos de mamíferos. O efeito leva algum tempo para se manifestar, e os vermes podem não ser expelidos durante váriosdias.
Apenas 10% de uma dose de mebendazol são absorvidos após administração oral; a absorção é aumentada com a alimentação gordurosa. O membendazol é rapidamente metabolizado e os produtos sãoexcretados na urina e na bile em 24-48 horas. É administrado em dose única para oxiúros e duas vezes ao dia durante três dias para infecções por ancilóstomos e nematódeos. O tiabendazol é rapidamenteabsorvido pelo trato gastrointestinal, sendo metabolizado com muita rapidez e excretado pela urina na forma conjugada. É administrado duas vezes ao dia durante três dias, para infestações por Dracunculus epor estrongiloídes, e por um período de até cinco dias para triquinose e para a larva migrans cutânea.
Os efeitos indesejáveis são poucos no caso do menbendazol; todavia em certas ocasiões, podemocorrer distúrbios gastrointestinais. Os efeitos colaterais com o tiabendazol são mais frequentes, porém geralmente transitórios; os mais comuns incluem distúrbios gastrointestinais, embora se tenharelatado a ocorrência de cefaleia, tonteira e sonolência, podendo ocorrer também reações alérgicas (febre e erupções cutâneas). Foram observados efeitos tóxicos mais graves (como lesões no parênquimahepático) em poucos casos.
O albendazol, o benzimidazol mais recentemente introduzidos no mercado, é um anti-helmíntico de amplo aspectro. É administrado por via oral; é rapidamente absorvido e...
tracking img