Relatorio tecom

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1589 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Federal de Minas Gerais
Departamento de Engenharia Eletrônica Curso de Engenharia Elétrica Laboratório de Comunicações

Relatório IV:
Modulação AM-DSB-SC

Belo Horizonte, 17 de abril de 2011 Nome: Fabrício de Souza Borges Gabriel Vaz de Melo Lavarini Joel Maximo Reis Matrícula: 2008014996 2008015100

1. Introdução
Nesta quarta prática iremos analisar as característicassobre a modulação AM-DSB-SC. Pegaremos um sinal de mensagem m(t) produzido por um gerador de sinais e o transmitiremos usando um modulador em ponte, feito por um sinal portador c(t) e uma ponte de quatro diodos.

2. Revisão Teórica
Modulação em Amplitude ou simplesmente AM, é a forma de modulação em que a amplitude de um sinal senoidal, chamado portadora, varia em função do sinal de interesse, queé o sinal modulador. A freqüência e a fase da portadora são mantidas constantes. A modulação AMDSB-SC é um método de modulação em amplitude que tem a vantagem do aproveitamento total de potência para transmitir apenas a informação. Na modulação AM-DSB quando o índice de modulação é nulo estamos transmitindo apenas à portadora, e com o índice de modulação ideal (m=1), 67% da potência é utilizadapara transmitir a portadora. Portanto grande parte da potência consumida pelo circuito não é capaz de transmitir informação. Na modulação AM-DSB-SC a portadora não é transmitida, portanto toda a potência é utilizada no transporte de informação. Matematicamente essa modulação baseia se na propriedade trigonométrica de que o produto de duas cossenoides gera outro par de cossenoides, sendo uma com asoma das freqüências e outra com a diferença. Os circuitos moduladores AM-DSBSC utilizam esta idéia multiplicando dois sinais elétricos, por isso são chamados de moduladores de produto. A modulação AM-DSB-SC é expressa pela seguinte equação: s(t) = m(t)*c(t) Onde: s(t) = sinal modulado AM-DSB/SC; m(t) = mensagem; c(t) = portadora de transmissão = Ac*cos(2π*fc*t); Talvez o modulador de produto maiscomum e prático na geração de sinais AM-DSB-SC seja o modulador em anel. O funcionamento do modulador em anel baseia-se em quatro diodos ligados em ponte (anel), isto é, dois diodos em ligação direta e dois diodos em ligação reversa. Os diodos são controlados por uma portadora do tipo onda quadrada que irá acionar, ou cortar, os pares de diodos (diretos ou reversos). Quando a portadora for positiva,os diodos diretos irão conduzir, enquanto que os diodos reversos irão cortar. Quando a portadora for negativa, os diodos diretos irão cortar, enquanto que os diodos reversos irão conduzir. É fácil perceber que quando os diodos diretos estão conduzindo, o sinal na saída irá se apresentar como na entrada, isto é, o sinal na entrada terá sido multiplicado por (+1). Por outro lado, quando os diodosreversos estiverem conduzindo, o sinal na saída irá apresentar fase inversa em relação ao sinal na entrada, isto é, o sinal na entrada terá sido multiplicado por (-1). Nesta prática iremos realizar a modulação pelo método Anel.

3. Simulação
Utilizando a plataforma de simulação de circuitos elétricos e eletrônicos LTSpice IV simulamos o modulador AMDSB-SC em ponte utilizado durante a aulaprática, como visto na Figura 1.

Figura 1 - Modulador AMDSB-SC em ponte

Figura 2 – Mensagem chaveada

Na Figura 2 observamos a mensagem chaveada pela portadora de 200[kHz].

Figura 3 – Zoom na mensagem chaveada

Na Figura 3 vemos que não há inversão de fase da onda como acontece com o sinal modulado.

Figura 4 - Sinal modulado

Na Figura 4 vemos o resultado da modulação AMDSB-SC obtidona saída do filtro LC. É possível observar uma redução da amplitude do sinal, que ocorre devido a baixa impedância do indutor, fazendo com que boa parte do mesmo fique retido em R1.

Figura 5 - Inversão de fase da onda modulada

Na Figura 5 observamos a inversão de fase que ocorre no sinal modulado, característica da modulação AMDSB-SC.

Figura 6 - FFT do sinal AMDSB-SC

Visualizamos...
tracking img