Relatorio tecnico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1417 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
04. Relatório Técnico


04.1 Introdução
O presente relatório descreve os passos requeridos para a elaboração de material cartográfico básico de Georreferenciamento do imóvel rural denominado Fazenda São João, localizada à margem direita do Rio Itacaiúnas, a aproximadamente 77Km do município de Marabá-PA,composta pela Matrícula nº 4.877, fl. 001, livro 2-R, propriedade de: AGROPECUÁRIA MARTINSLTDA, inscrita no cadastro de pessoa jurídica, CNPJ n°63.827.059/0001-78, com estabelecimento sede localizada sito a Vicinal Itainópolis, no sentido Eldorado dos Carajás, à 42Km da rodovia BR-150, localizada no município de Marabá-PA.

Neste documento, serão materializados os limites e as feições legais definidoras do perímetro do imóvel, através de descrições das metodologias de execução doprocesso de georreferenciamento, sob a responsabilidade técnica de Anísio José da Silva Júnior, Engenheiro Florestal, CONFEA/CREA nº 110099332-0, cadastrado no INCRA sob o código “CXC”.


04.2. Objetivo e Finalidade
A finalidade deste trabalho é Georreferenciar o imóvel rural supracitado atendendo o disposto na Lei 10.267/01, regulamentada pelo decreto 4.449/02 e a Lei 10.931 de 02 de agosto de2004.

Através deste, se propõe demonstrar a utilização e manejo de equipamentos de alta tecnologia, obtendo dados precisos, que resultam em peças técnicas, que serão anexadas neste relatório onde, colocarão de forma clara e precisa a posição e ocupação do imóvel Fazenda São João.


04.3. Metodologia

Os trabalhos foram executados utilizando 2 (dois) rastreadores GPS Geodésicos de duplafreqüência, da TopCon, Modelo Hipper+, sendo 1(um) equipamentos com 16MB de memória e 1(um) equipamentos com 8MB de memória, com portadoras L1/L2 e demais acessórios auxiliares tais como: 2 (dois) GPS’s de Navegação, Garmim modelo 76map csx.


Para o reconhecimento do vértice de apoio foi implantada na Fazenda São João uma base de apoio imediato: Base(CXC-M-0308).

Após determinação, desteapoio, foram rastreados os pontos de divisa, sendo que os vértices de linha seca foram rastreados pelo método Estático, observando 30 minutos aproximadamente para cada marco com uma linha base de 20 km e os vértices levantados ao longo do Rio Itacaiúnas, na qual foram rastreados pelo método Stop And Go, observando o tempo de rastreio, tudo em conformidade com os relatórios apresentados neste processode certificação.

04.4. Período e Fase de Execução
Os trabalhos de campo tiveram início em 14 de maio de 2009. Todo trajeto foi feito com acompanhamento do administrador do imóvel e um guia com amplo conhecimento da propriedade. A nós foram mostradas todas as divisas e limites da área.

De posse dos dados colhidos em aparelho GPS, foi feita a transferência dessas informações para um microcomputador para desenvolvimento do pós-processamento e verificação do trabalho executado, com término dos trabalhos de campo em 24 de maio e escritório em 11 de dezembro de 2009.




04.4.1. Apoio básico – Planejamento:
Antes de iniciar os trabalhos de campo, foi realizado um meticuloso planejamento das atividades, a fim de proporcionar um rendimento satisfatório com graus de precisão adequadoao trabalho em questão, com a seguinte seqüência de atividades:

• Consulta ao banco de dados do IBGE sobre a existência de Vértices Planimétricos e/ou SAT´S da rede fundamental e da rede RBMC;
• Seleção dos equipamentos e instrumental de campo, definição das equipes de campo e escritório para execução das atividades;


A etapa do planejamento do apoio básico teve como objetivoescolher as melhores alternativas referentes à utilização dos vértices da RBMC do IBGE, e possível complementação da rede de apoio básico, uma vez que a referida rede será definitiva e servirá de referência geodésica para todo e qualquer levantamento topográfico executado posteriormente, além de servir de base para o transporte de coordenadas para os vértices definidores do perímetro do imóvel....
tracking img