Resenha sobre a obra "a hora da estrela", de clarice lispector

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1295 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
LISPECTOR, Clarice, A Hora da Estrela – Rio de Janeiro: Rocco, 1977.
LISPECTOR, Clarice, A Hora da Estrela – Rio de Janeiro: Rocco, 1977.

Em a Hora da estrela, livro publicado em 1977, Clarice Lispector conta em 87 páginas a estória de Macabéa, uma jovem alagoana de dezenove anos, ingênua e inexperiente que após perder a tia, que era a sua única referência familiar, vai morar no Rio deJaneiro. Para tanto a autora se utilizou de um narrador, Rodrigo S. M., o qual se apresenta logo nas primeiras páginas da obra. Este, um exemplo típico do estilo clariceano, aquele que dialoga consigo mesmo constantemente, que explora o psicológico, que se questiona sobre a arte de escrever e principalmente escrever sobre esta moça virgem que se doía o tempo todo.
Macabéa nasceu no interior de Alagoase depois foi para Maceió, mas não conheceu seus pais e foi criada por uma tia que lhe maltratava, que de certa forma a excluiu do mundo dos “normais”, que injetou em sua cabeça a ideia de que tudo é do jeito que é que tudo é aceitável, que tudo tem que ser assim e que não podemos mudar nada, mas a tia morreu e ela foi morar no Rio de Janeiro, conseguiu uma vaga num quarto que dividia com outrasquatro moças num sobrado colonial antigo e tornou-se datilógrafa. Levava uma vida no mínimo simples, apagada, aliás, ela não sabia o que era viver, apenas sobrevivia. O seu prazer se resumia em comer pão com salsicha e beber Coca-Cola. E o seu mais fiel companheiro era um rádio emprestado que transmitia a rádio Relógio, o seu único vínculo de comunicação com o mundo, com a cultura que ela nem tinhaconsciência do que fosse. Todo o seu diminuto conhecimento e suas frases feitas eram extraídos das ondas sonoras da rádio Relógio. E todos os domingos acordavam cedo sob o pretexto de ficar mais horas sem fazer nada. Ela se olhava no espelho, talvez para ser a sua própria admiradora já que ela não despertava olhares de ninguém, era um ser totalmente despercebido.
No trabalho ela frequentementeera advertida pelo patrão, Seu Raimundo, pois não era dada a higiene com as páginas que datilografava e assuava o nariz na manga de seu vestido, ficando assim ameaçada de perder o emprego. Sua colega no escritório era Glória praticamente o seu oposto, uma mulher que mesmo não sendo muito bonita, levava a vida em aventuras com os homens que se envolviam com o seu poder de sedução. Uma “carioca dagema” inescrupulosa que já tinha feito vários abortos, mas que por outro lado tentava alertar Macabéa, torná-la mais apresentável, mais desejável. A nordestina quase sempre não lhe dava ouvidos e por isso era humilhada por Glória.
No decorrer da estória Macabéa depois de várias tentativas fracassadas conheceu um rapaz e começou a “namorar”. Tratava-se de Olímpico de Jesus, um paraibano e metalúrgicoque assim como ela não tinha família, era só no mundo, mas queria crescer na vida, ascender socialmente, almejava ser deputado, mesmo sem saber quais seriam suas atribuições como tal. Era possuído de uma ambição negra, um alpinista social que cometia pequenos furtos, pré-requisitos básicos de um mal político. Gostava de ensaiar seus discursos, porém não estava interessado em ser cultodiferentemente da namorada que copiava as informações que ouvia pelo rádio para recitá-las ao seu amado. Olímpico começou a se incomodar com a presença de Macabéa, se irritava sempre que ela lhe fazia uma pergunta que ele não sabia a resposta. Nunca se beijavam e as poucas vezes que saíam era para o zoológico. Ele não queria ter despesa naquele insignificante relacionamento. E chegou a alegar até mesmo umcafezinho que pagou para ela.
A pobre moça se iludiu por Olímpico, via nele o seu elo com o mundo. Passou a usar batom nos lábios, na verdade ela queria se parecer com a sua atriz de cinema preferida Marilyn Monroe, ela também acanhadamente dizia querer ser uma estrela de cinema. Todavia já era tarde demais, porque seu namorado a trocou por Glória, pois via nesta uma escada para o sucesso na vida...
tracking img