Plano de aula - romance

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1647 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
PLANO DE AULA - ROMANCE

IDENTIFICAÇÃO:
Local do Estágio: CEEBJA Cecília Meireles – Jandaia do Sul
Disciplina: Língua Portuguesa e Literatura
Estagiária: Leni Salvador Yoshihara
Série: 3ª (Projeto coletivo)
Número de aulas: 02 (duas)
Cronograma/tempo: 90 min
Assunto: Romance

INTRODUÇÃO:
O trabalho com a literatura é um momento de liberdade de expressão, de imaginação, criação eautoconhecimento que leva o leitor a descobrir e redescobrir as várias maneiras de se chegar ao fim desejado. Com o romance buscamos levar aos alunos esse incentivo para que se promova a interação e participação para o desenvolvimento das atividades propostas. Através da discussão e compreensão da literatura pretende-se ajudar na formação do intelectual como um caminho para o processor deaprendizagem.

OBJETIVOS:
- reconhecer o gênero romance e sua importância para o estudo da literatura;
- promover momentos agradáveis de acordo com a situação a ser trabalhada;
- possibilitar troca de ideias entre os alunos para que possam argumentar sobre seus pontos de vista;
- despertar o interesse pela leitura de romances e /ou toda e qualquer leitura;
- reconhecer-se como pessoa humana maravilhosaque somos e nos valorizarmos por isso.

Incentivação:
Jogo: Quem sou eu?
O jogo consiste em cartões com características de pessoas, os quais serão sorteados e os alunos (um de cada vez) deverão se apresentar utilizando as características dadas e acrescentando algo que considere elementar. O objetivo é fazer com que os alunos percam a inibição e se identifiquem ou argumentem sobre o tipo depessoa que o outro descreveu.

DESENVOLVIMENTO
PRIMEIRA AULA
1. Você já leu um romance? Qual?
2. O que você achou do romance? Gostou? Por quê?
3. Quando você o leu?
4. Atualmente tem lido romances ou algo parecido?
5. O que você sabe sobre o Modernismo?

Vamos conhecer um pouco sobre o Modernismo e o gênero romance.
O modernismo que foi um movimento literário e artístico do iníciodo séc. XX, cujo objetivo era o rompimento com o tradicionalismo (parnasianismo e simbolismo e a arte acadêmica), a libertação estética, a experimentação constante e, principalmente, a independência cultural do país. Já o romance é um gênero de texto em que é contada uma história com vários conflitos, personagens, espaços, tempo etc. Geralmente, é um texto mais longo do que o conto ou a crônica.Para compreender melhor o que seja um romance leremos um trecho do romance “A hora da estrela” de Clarice Lispector. Nele, o narrador vai apresentar uma moça (Macabéa) que saiu da Região Nordeste (Alagoas) e foi para o Rio de Janeiro onde vivia com mais quatro colegas de quarto, além de trabalhar como datilógrafa (péssima, por sinal). Macabéa era uma mulher comum, para quem ninguém olharia, oumelhor, a quem qualquer um desprezaria: corpo franzino, doente, feia, maus hábitos de higiene.
A escritora e o narrador, usando a personagem Macabéa tecem críticas a respeito do ato de falar, expressar-se, escrever, ler, interpretar. Macabéa possui um vocabulário restrito e cultura pobre. Será que ela percebia o quanto era uma pessoa importante?
A história se passa no Rio de Janeiro, mas o espaçofísico, externo, não importa muito nesta história. O que importa é o "lado de dentro" das criaturas, conhecer suas reações é o que interessa aos intimistas.

Trecho do romance
“Pois a vida é assim: aperta-se o botão e a vida se acende. Só ela não sabia qual era o botão de acender”. (Clarice Lispector)
(...) O que escrevo é mais do que invenção, é minha obrigação contar sobre essa moça entremilhares delas. É dever meu, nem que seja de pouca arte, o de revelar-lhe a vida. (...)
Como a nordestina, há milhares de moças espalhadas por cortiços, vagas de cama num quarto, trabalhando até a estafa. Não notam sequer que são facilmente substituíveis e que tanto existiriam como não existiriam. Poucas se queixam e ao que eu saiba nenhuma reclama por não saber a quem. Esse quem será que existe?...
tracking img