Relatorio sobre padronizacao de solucoes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2026 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Objetivos
Resumo
Introdução
Materiais e método
Reagentes utilizados para a preparação das soluções
Materiais utilizados para a preparação das soluções
Reagentes para a diluição de soluções
Materiais utilizados para a diluição de soluções
4.5 Reagentes utilizados para a padronização e titulação das soluções
4.6 Materiais utilizados para a padronização e titulação das soluções
5.Métodos (parte experimental)
5.1 Preparação de soluções de NaOH e de HCl
5.1.1Preparação da solução de NaOH
5.1.2Preparação da solução de HCl
5.2 Parte experimental da diluição de soluções
5.2.1 Diluição da solução de HCl
5.2.2 Diluição da solução de NaOH
5.3 Parte experimental da padronização de soluções e titulação acido-base
5.3.1 Padronização da solução de HCl
5.3.2 Determinar aconcentração de NaOH
6. Resultados e discussões sobre preparação de substâncias
6.1 Preparação da solução de NaOH
6.2 Preparação da solução de HCl
7. Resultados e discussões da padronização e titulação acido-base
7.1 Padronização da solução de HCl
7.2 Determinação da concentração de NaOH
8. Conclusão
9. Referencias Bibliográficas







1. Objetivos
Entender os conceitos desolução, concentração e diluição de solução. Como padronizar as solução e empregar o método de titulação.


2.Resumo
Primeiramente foi nos apresentado, pelo professor, as concentrações de NaOH sendo ela 0.5 mol.L-1 e HCL sendo ela 0.6 mol.L-1 . Essas concentrações foram necessárias para podermos preparar uma solução de cada um desses compostos. Uma semana após o preparo dessas soluções, usaram-seessas soluções para que as suas concentrações fossem alteradas para 0.1 mols. L-1. Após, com essas segundas soluções preparadas, utilizou-se o método da padronização e titulação de soluções. Mas para isso utilizou-se dois indicadores sendo eles o alaranjado de metila para HCl e fenolftaleína para o NaOH.


3. Introdução
As soluções são utilizadas em diversas áreas, principalmente da química.Elas na área da química e muito importante, pois e na maioria das vezes uma reação ocorre com soluções. Todo químico deve dominar o preparo de soluções, pois uma solução e um dos materiais mais usados.
Uma solução e uma mistura mais homogênea. A substância, em uma mistura, em maior quantidade é o solvente e a substancia em menos quantidade é o soluto.
Em um laboratório é utilizado váriasunidades de medida, mas quando falamos em unidade de concentração a unidade mais utilizada e mols. L-1. Então para preparar 1 litro de uma solução de um 1mol. L-1, dissolveu-se 1.0 mol.L-1 de soluto e utilizando um balão volumétrico, que e o material mais utilizado para preparar uma solução, o material foi transferido para dentro dele e após completamos até o menisco com água destilada.
Um processo bemimportante também e a diluição de soluções. A diluição faz com que uma solução tornasse menos concentrada em partículas de soluto através do aumento do solvente, nesse caso a água destilada. Para fazer a medição da quantidade de solvente necessário para diminuir a concentração das duas soluções, utilizamos a pipeta volumétrica.
Depois de feito a diluição das soluções, utilizamos o método da Atitulação é um método volumétrico empregado para a determinação da concentração de um grande quantidade de substâncias químicas. Baseiam-se em fenômenos que ocorrem entre diversos reagentes, tais como neutralização. Um padrão primário é uma substância empregada como titulante em uma análise volumétrica. Deve possuir uma concentração exata para que seja possível a determinação certa da concentraçãode outras substâncias ou ainda para padronização de outras soluções titulantes, denominadas padrões secundários. Em uma titulação envolve a reação de uma solução padrão em que seja exatamente a necessária para reagir com toda a substância que está sendo titulada. Essa condição é atingida no ponto de equivalência, que é encontrado utilizando-se indicadores ácida-base.
No ponto de viragem é...
tracking img