Relatorio sobre estagio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4475 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
RESUMO
Neste trabalho será apresentada a problemática abordada diante a formação do Bairro São José, com base nos pressuposto adquirido em registros concedidos pelo Presidente do bairro, historia oral por moradores e observações da paisagem. Neste caminhar tem-se o intuito de aprimorar um estudo sobre a vulnerabilidade sociológica e seus possíveis impactos ambientais da cidade deTefé e a localização espacial de atividades economicamente produtivas no Bairro São José. Em síntese pode se mencionar que o bairro deu-se a partir de uma invasão e que o mesmo não se encontra agregado à conjuntura municipal devido suas pendências jurídicas. Sendo assim a população vigente limita-se a um progresso social, onde as classes operantes seguem ano pós ano necessitando de um olhargeográfico critico sobre o espaço pesquisado por meio de Políticas Públicas do município. Nos dias atuais houve poucas mudanças por meio de infra-estrutura, como fornecimento de água, energia elétrica, saúde, pavimentação e urbanização e de práxis a segurança. Portanto são serviços que requer atenção do poder público, visando uma melhor qualidade do espaço vivido e construído.


Palavras chave:Bairro São José; Impactos Ambientais; Classes Sociais; Economia.




































INTRODUÇÃO

O reconhecimento da concentração populacional, acompanhado da identificação de padrões de uso do solo, permite manipular e analisar, independentemente de qualquer unidade geográfica, os possíveis locais de maiores investimentos do setor público.
Este trabalho é resultado de umainvestigação sobre a Vulnerabilidade Sociológica da Cidade de Tefé considerando o bairro de São José um agravante para os possíveis impactos ambientais, que se permeiam sobre a sociedade em meios de conflitos sócio ambientais e políticos.


Inicialmente, ressaltamos que são poucos os registros exatos, e por isso optamos trabalhar com as historias dos moradores da mesma. O Bairro São José éum dos mais novos da Cidade de Tefé, sua formação deu-se a partir do ato da invasão. No começo houve problemas devido ser uma estratégia política para obter votos de alguns membros da sociedade tefeense e principalmente as famílias mais necessitadas nas eleições do ano 2000.
Com base nesses pressupostos foram levantados dados sobre conseqüências que ocasionalmente acontecem, mediante situaçãocriada sem planejamento do poder publico. Além dos percalços[1] legais, outro entrave nessa discussão, é a diversidade com que as populações do local são tratadas, uma vez que locais com este teor de complexidade espacial são encaradas pela sociedade como uma problemática. Tal visão é destacada por Garcias (2000) ao ressaltar que:

[...] para os engenheiros e arquitetosessas ocupações irregulares constituem um atentado à estética urbana; para a polícia, representam uma concentração de marginais; para os psicólogos, a aberração do comportamento; para os sociólogos, os favelados constituem uma camada social marginalizada pela população, os funcionários públicos impressionam-se com o caráter clandestino da favela e o político vê no favelado um excelente tema para suaspregações demagógicas, e finalmente, para alguns economistas, o favelado é um indivíduo à procura da modernização (GARCIAS, 2000, p. 207).




Essa diversidade de pontos de vista não se pode e nem deve ser remetida a uma esfera singular, ou seja, essa heterogeneidade[2] deve ser analisada sob várias óticas para que sejam observados todos os processos, sociais, culturais, econômicos epolíticos, intervenientes no fenômeno.
Segundo Dubet, citado por Domingues (1996), o subúrbio é o grupo dos jovens desenraizados e sem futuro, longe das escolas e do mercado de trabalho. Numa análise formal o subúrbio pertence a uma fase do ciclo de vida das cidades. Estas fases são: urbanização; suburbanização; desurbanização; re-urbanização. Neste modelo de interpretação, a cidade, considerada uma...
tracking img