Relatorio serie iniciais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4637 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
LATORIOGENERALIZADO
Pedagogia e Referências
* Home
* GALERIA DE FOTOS
* Mapa do Site
* NOTÍCIAS DA EDUCAÇÃO
* PRIVACIDADE
* SOBRE
* ESCOLA E SOCIEDADE
KEEP IN TOUCH
*
*
*
-------------------------------------------------
Parte superior do formulário
Type your search
Go
Parte inferior do formulário
RELATÓRIO DE ESTÁGIO NAS SÉRIES INICIAIS DOENSINO FUNDAMENTAL
Oct15
2010 6 Comments Written by Rouberval B. A
1 INTRODUÇÃO
O estágio em docência nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental foi realizado na Escola Estadual Professor Celso Müller do Amaral; cito à rua: Ponta Porã, nº 6500- Jardim Maracanã, Dourados, Mato Grosso do Sul. Criação da Escola: Decreto nº 10039 de 25/08/00. D.0 nº 5337 de 28/08/00.
Acompanhou-me no estágio, aprofessora regente da turma- 3º ano do Ensino Fundamental- Nadir Lidia Perez de Souza, tendo sua formação no curso: Magistério; graduada em Geografia e pós-graduada em Docência do Ensino Superior. Além da coordenadora pedagógica do 1º ao 9º ano, Elizete Colla, Pedagoga.
A intervenção foi feita no período vespertino, durante uma semana, dias 10 a 14 de agosto de 2009. Conforme combinado com aprofessora regente, que me passou os conteúdos com os quais estava trabalhando; Português e Matemática. Durante esse período, houve também a interação com professores (as) de outras áreas do conhecimento. A saber: Educação Física, Artes e Produções Interativas. Além disso, no dia 11 de Agosto, terça-feira, em comemoração ao dia do estudante, foi realizada uma programação diferenciada: apresentação- emsala devidamente preparada com DVD, caixas de som- DATA-SHOW – de filmes para as crianças pequenas, e, com direito a pipocas.
Ao chegar à sala de aula, as crianças já estavam me esperando. Pois, a professora havia lhes avisado com antecedência, de minha presença e permanência nas aulas durante àquela semana. Confesso que a primeira vez frente à turma- fiquei um pouco sem saber por onde começar(nervoso). Mas, logo superado pela vontade de passar algum conhecimento às crianças, que a essa altura, prestavam atenção em todos os meus movimentos. Ou seja, a minha postura, (comportamento), estava sendo cuidadosamente analisado pelas crianças.
A prática em sala de aula nos leva a refletir como será nosso dia-a-dia sendo professor. Enquanto estamos estudando apenas as teorias, não temos idéia doque é estar frente a uma classe com 30 ou 40 alunos. Onde cada uma dessas crianças tem sua peculiaridade. Ou, cada indivíduo aprende de um jeito, e o professor deve estar preparado e atento, sempre refletindo sobre sua prática educativa.
A experiência vivida através da prática em sala de aula me mostrou claramente o que significa ser professor. Saber como explicar determinado conteúdo ao aluno.Que um texto, como a história dos “Três Porquinhos”, por exemplo: pode ser usado como eixo temático para trabalhar, além da leitura- Geografia, Ciências Naturais (meio ambiente).
Depois de eu ter trabalhado o texto na aula de Português, a professora Nadir usou o mesmo na aula de Geografia: onde os porquinhos moravam? De (que lugar) onde o porquinho preguiçoso tirou a palha para fazer a sua casa? Ea madeira? E o barro para fazer os tijolos? Conforme Freire, apud Weiduschat (2007, p. 51) “O ensinante que assim atua tem, no seu ensinar, um momento rico de seu aprender. O ensinante aprende primeiro a ensinar, mas aprende ao ensinar, algo que é reaprendido por estar sendo ensinado”.
Portanto, é no estágio prático em sala de aula, que o futuro professor tem a oportunidade de se aperfeiçoar,para exercer com êxito sua futura profissão. Segundo (SILVA, 2007, p.35) “A primeira concepção que deve nortear o papel do professor é: ‘aprender e ensinar’ e ‘ensinar e aprender’. Ambas constituem um processo dinâmico, onde um não existe sem o outro. Ensinar pressupõe um aprendizado”
2 RELATÓRIO DA OBSERVAÇÃO
A Escola Celso Müller do Amaral está localizada em uma região com pessoas da classe...
tracking img