Relatorio para ppp

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1040 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

Esta pesquisa é resultado de uma atividade proposta na disciplina de Praticas Pedagógicas Programadas II – PPP II, desenvolvida no 3º período do curso de pedagogia. A importância de se realizar esta pesquisa é a de que possamos ver o papel do pedagogo m na sua pratica docente e observar as semelhanças existentes entre teoria e pratica no campo educacional, o que podemos trazer paranossa formação como experiência e reflexão.
O maior objetivo da realização da PPP II está em fazer com que os futuros docentes que estão se formando não se sintam distantes da sua área de atuação, desenvolvendo assim alternativas para que possa observar o que ele precisa melhorar para ser um profissional capacitado.
Utilizamos como metodologia para realização desta pesquisa o processo deobservação e entrevistas entre os docentes que atuam no 1º ano das séries iniciais onde estivemos com eles durante cinco dias observando-os em sala de aula juntamente com seus alunos, dessa forma coletamos dados para desenvolver nosso relatório.

Com a realização desta pesquisa tivemos a oportunidade de observar a pratica docente de duas pedagogas profissionais onde desenvolvem papeis fundamentais naalfabetização das crianças, pois na realização do seu trabalho elas têm como função primordial trabalhar desenvolver a linguagem, ensiná-las a ler e escrever, contribuindo dessa forma para as crianças possam construir seus próprios conhecimentos. Assim, podemos observar que o pedagogo apresenta forte influência no processo de alfabetização das crianças, uma vez que, seu trabalho baseia-se naconstrução dos saberes. De outro modo, com a observação fazendo um paralelo entre teoria e prática pode-se perceber que em alguns aspectos elas se distanciam e em outros elas se apresentam extremamente ligadas entre si.
“Há um autentico processo histórico de aumento das exigências que se fazem ao professor, pedindo-lhe que assuma um numero cada vez maior de responsabilidades. No momento atual, oprofessor pode afirmar que sua tarefa se reduz apenas ao domínio cognitivo. Para que além de saber a matéria, pede-se ao professor que seja também facilitador da aprendizagem, pedagogo eficaz, organizador do trabalho de grupo, e que, além do ensino, cuide do equilíbrio psicológico e afetivo dos alunos, da integração e educação social, etc., a tudo isso pode somar-se a atenção aos alunos especiaisintegrados na turma.”
(Saviane, pág.100).
Na pratica pode perceber que estas exigências na maioria das vezes não são cumpridas, fazendo com que o processo de aprendizagem torne-se difícil, assim, diante da observação do trabalho do pedagogo pode perceber que é essencial que tenha uma boa formação para exercer a pratica educativa, porém, essa boa formação necessita de uma continuação para aperfeiçoarainda mais seus conhecimentos ao qual constatamos existir, pode-se perceber também que estes profissionais observados apresentam em sua contextualização docente responsabilidade, dedicação, mas lhes faltam o dialogo, a busca para explorar os conhecimentos prévios que os alunos trazem de casa para que possam construir novos saberes.
Dessa forma pode-se dizer durante o processo de observaçãoconstatamos a falta de formação continuada, ou seja, a formação dos pedagogos observados não proporcionou uma preparação eficaz para compreender o que significa ensinar, o que é ser um facilitador, em outras palavras qual a melhor maneira de desenvolver um trabalho bem estruturado de um profissional qualificado e que está sempre em busca de novos conhecimentos, de novos conceitos, para que possam exercerrealmente o ato de educar, pois ensinar não é a mera transferência de conhecimentos, Paulo Freire nos diz que quem ensina aprende ao ensinar e quem aprende ensina ao aprender.
“Eu quero professores que não se limitem a imitar outros professores, mais que se comprometam (e reflitam) na educação das crianças em construir uma nova sociedade, professores que fazem parte de um sistema que os...
tracking img