Inteligencia emocional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2011 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A DEFINIÇÃO DE INTELIGÊNCIA EMOCIONAL E SUA APLICAÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES
 
Frente aos desafios do mundo moderno, as empresas estão investindo cada vez mais em seus colaboradores. As organizações estão reconhecendo a importância da psicologia e aplicando seus conhecimentos para melhores resultados. O que é a inteligência emocional?
Inteligência Emocional envolve a capacidade de perceberacuradamente, de avaliar e de expressar emoções; a capacidade de perceber e/ou gerar sentimentos quando eles facilitam o pensamento; a capacidade de compreender a emoção e o conhecimento emocional; e a capacidade de controlar emoções para promover o crescimento emocional e intelectual. (Mayer & Salovey, 1997, p. 15)
 

Daniel Goleman, psicólogo PhD de Harvard, autor de Inteligência Emocional, afirmaque temos dois tipos de inteligência distinta: o QI e a QE. Na melhor das hipóteses, o QI contribui com cerca de 20 por cento para os fatores que determinam o sucesso na vida, o que deixa 80 por cento por conta de outras variáveis. O QI pode lhe dar o emprego, porém, é o QE que garantirá as promoções. Isto explica como pessoas com pouco estudo ou insuficiente para o cargo que exercem, obtémresultados expressivos, alcançando os objetivos propostos, se mantendo na empresa com boa performance, ativos, com indicadores de desempenho favoráveis,devido a um alto grau de Quociente Emocional. O QI diz respeito á gerar, planejar boas idéias. O QE relaciona-se a realização, colocar em prática, ação. O QE não é hereditário, aprende-se a lidar com as emoções no decorrer da vida. As emoções fortescomo raiva ou ansiedade criam um bloqueio na região frontal do cérebro responsável pelo raciocínio.
 
Qual a importância da inteligência emocional nas organizações? O que agregará a empresa? Visando ter mais competitividade no mundo capitalista as organizações vêem a necessidade de investir consideravelmente em seus colaboradores. Os lideres precisam estar preparados para enfrentar os desafios noambiente corporativo. Os efeitos causados por um mau temperamento, trabalhadores intimidados ou ainda chefes arrogantes, são conseqüências que refletem no nível de produtividade, perdas de prazo, erros, acidentes, uma série de problemas que vão se acumulando.
O custo-benefício proporcionado pela idéia da inteligência emocional nas organizações está cada vez mais evidente. Uma pesquisa entreempregadores americanos mostrou que 50% dos funcionários carecem de motivação para continuar aprendendo; 4 em cada 10 pessoas não sabem trabalhar cooperativamente; 19% dos funcionários tem autodisciplina; 70% de todas as iniciativas fracassam devido a problemas com pessoas.
 
A idéia de colocar em pratica a inteligência emocional dentro das organizações traz controvérsias com relação aoscomportamentos tradicionais de certas organizações. Ainda hoje predomina em algumas organizações visão do tipo: no trabalho deve se usar a cabeça e não o coração; a empatia e a solidariedade podem colocar em conflito as metas organizacionais; se não houver um distanciamento afetivo não é possível tomar decisões duras.
É exigido cada vez mais do líder competências em comunicação oral e escrita, capacidade deescutar, negociar, administrar conflitos, estabelecer estratégias, influenciar positivamente o comportamento das pessoas com quem trabalha. Os líderes precisam de qualidades tais como: honestidade, ética, energia, flexibilidade, comprometimento, empatia, sensibilidade, bom humor, consciência e humildade.
Como observou Shoshona Zuboff, psicóloga da Escola de Comércio de Harvard:
as empresaspassaram por uma radical revolução neste século, e com isso veio uma correspondente transformação da paisagem emocional. Houve um longo período de dominação administrativa na hierarquia empresarial, quando se premiava o chefe manipulador, combatente da selva. Mas essa hierarquia rígida começou a desmoronar na década de 80, sob as pressões vindas tanto da globalização como da tecnologia de informação....
tracking img