Relatorio fluidos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1865 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Introdução
Do ponto de vista da mecânica dos fluidos, toda material encontra-se em somente dois estados, fluido e sólido. A distinção técnica está ligada à reação dos dois à aplicação de uma tensão de cisalhamento ou tangencial. Um sólido pode resistir a uma tensão de cisalhamento por uma deformação estática; um fluído não pode. Qualquer tensão cisalhante aplicada a um fluido, não importaquão pequena, resultará em movimento desse fluído. O fluído escoa e se deforma continuamente, enquanto a tensão de cisalhamento permanence aplicada, Fluídos podem ser divididos em duas classes, os líquidos e gases, que se distinguem pela força de coesão das moléculas. Podem também ser compressível ou incompressível; viscose ou teoricamente inviscido, entre outros.
1.1. Objetivo
Determinar massa epeso específicos, assim como a viscosidade dinâmica e cinemática de um fluído, neste caso a água, através da massa e do volume, utilizando um viscosímetro.
1.2. Propriedades dos fluídos
Definimos propriedades possibilitando diferenciar os fluídos.
1.2.1. Massa específica
A massa específica de um fluído, designada por (letra minuscule grega rô), é a sua massa por unidades de volume. Amassa específica em líquidos é quase constante, a massa específica da água (em torno de 1000 kg/m3) aumenta somente 1% se a pressão for aumentada a um fator de 220. Assim, a maioria dos escoamentos de líquidos é tratada analiticamente como aproximadamente “incompressível”.
No SI é dado em kg/m3:
= m/V
1.2.2. Peso Específico
O peso específico de um fluído, designado por (letra minuscule gregagama), é seu peso por unidades de volume. Da mesma maneira que uma massa tem um peso P=mg, massa específica e peso específico são simplesmente relacionados pela gravidade. A unidade no SI é N/m3:
= . g
1.2.3. Densidade
Densidade, designada por d, é a relação da massa específica de um fluido e a de um fluido padrão de referência, água para líquidos.
d = substancia/água

1.2.4. Viscosidadeabsoluta ou Dinâmica
Quando o fluido sofre uma tensão de cisalhamento, ele começa a se mover a uma taxa de deformação inversamente proporcional a uma propriedade chamada coeficiente de viscosidade também conhecida como viscosidade absoluta ou dinâmica ( ). Esta pode ser determinada a partir de equipamentos denominados de viscosímetros que podem ser de esfera, capilar, orifício e rotacional.Viscosímetro Capilar, a viscosidade do líquido pode ser avaliada medindo-se o tempo decorrido entre a passagem da superfície livre do líquido pela marca superior e a passagem da mesma pela marca inferior do viscosímetro.

Viscosímetro de orifício, a viscosidade é medida pelo tempo que um volume fixo de líquido gasta para escoar através de um orifício existente no fundo de um recipiente. Éindicado nas situações onde a rapidez, a simplicidade e robustez do instrumento e a facilidade de operação são mais importantes que a precisão e a exatidão na medida, por exemplo, nas fábricas de tinta, adesivos e óleos lubrificantes.

Viscosímetro Rotacional, a viscosidade é medida pela velocidade angular de uma parte móvel separada de uma parte fixa pelo líquido. A parte fixa é, em geral, a parededo próprio recipiente cilíndrico onde está o líquido. A parte móvel pode ser no formato de palhetas ou um cilindro. O viscosímetro rotacional é o mais indicado para estudar líquidos não-newtonianos.

No viscosimetro de esfera, (foto retirada do viscosímetro utilizado no experimento) , o fluido que se deseja medir a viscosidade é colocado em um tubo onde se deixa cair uma esfera com massaespecífica conhecida, devendo-se marcar o tempo que ela gasta par air entre dois pontos de referência.

2. Materiais
- Termômetro
- Cronômetro
- Balança Analítica
- Água
- Béquer 200 ml; Proveta 50 e 10 ml
- Viscosímetro de esfera : Haake Medingen GMBH, Höppler KF

3. Experimento

3.1- Procedimento Experimental
- Mediu-se a temperatura ambiente.
- Pesou-se o béquer limpo e vazio...
tracking img