Escala de coma de glasgow

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (477 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Escala de Coma de Glasgow
1) Introdução:
Oficialmente publicada na revista Lancet, em 1974, por Teasdale e Jennet, a Escala de Coma de Glasgow serve como parâmetro para avaliação da profundidade eduração clínica da inconsciência e do coma.
A primeira versão dessa escala, a “Escala de índice de coma”, precisou ser analisada e alterada por estatísticos, que por sua vez, adotaram o número 1 comopontuação mínima e uma escala ordinal aplicada para mensurar, de forma simples e matemática, a gravidade em que o paciente se apresenta. Após tais modificações, a escala ficou conhecida como “Escalade Coma de Glasgow”.
2) Por que Escala de Coma de GLASGOW?
Pois ela foi criada no University Department of Neurosurgery, Institute of Neurological Sciences, que fica na cidade escocesa de Glasgow.Isso confere a curiosidade do nome, pois, geralmente, o nome utilizado para nomear qualquer coisa descoberta no meio científico é das pessoas que a descobriram e não de uma cidade, o que seria ocontrário do que vemos.
3) Como ela funciona?
A escala funciona como um mensurador aliado a dados que podem ser colhidos, sem dificuldade, a beira do leito. Serve apenas como um parâmetro de avaliação.Após analisar os dados relativos às respostas motoras, à abertura ocular e à resposta verbal, o profissional de saúde irá somar a pontuação apresentada pelo paciente. Isso mostrará em números, o nível deconsciência dele. Após a soma ser realizada, a escala varia de 3 a 15 pontos. Conforme mais alta a pontuação do paciente, maior o seu nível de consciência.
Tão confiável é esse método, que se definiucategoricamente a partir dele a gravidade de um traumatismo craniano: leve (13-15 pontos na escala), moderado (9-12 pontos na escala) e grave (inferior a 8 pontos na escala). Para conhecer a escalade coma de Glasgow, olhe a seguir:
 

4) Funcionalidade da escala no meio médico:
Além de proporcionar um meio para mensurar a situação do paciente, a escala de coma de Glasgow teve o intuito...
tracking img