Relatorio: escola da ponte de jose pacheco

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (358 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Este relatório visa explicar sobre o projeto Escola da Ponte, criada por José Pacheco, com o tema “Uma Ponte a aprendizagem com sensibilidade”, discutido no XII Congresso de Educação do NortePioneiro, pelas palestrantes Shirley Maria Vincentin e Jaqueline Roberta de Souza , cordenado por Jhonnathan Henrique de Oliveira , com inicio às 20:00h. e término as 20h20min.

José Pacheco não é oprimeiro e nem será o ultimo a desejar uma escola que fuja do modelo tradicional. Ao contrário de muitos, no entanto, o educador português pode se orgulhar por ter transformado seu sonho em realidade, há28 anos ele coordena a Escola da Ponte
.
- a Ponte não segue um sistema baseado em seriação ou ciclos e seus professores não são responsáveis por uma disciplina ou por uma turma específica

- ascrianças e os adolescentes que lá estudam , muitos deles violentos, transferidos de outras instituições definem quais suas áreas de interesse e desenvolvem projetos de pesquisa, tanto em grupo comoindividuais.

-a cada ano as crianças e jovens criam as regras de convivência que serão seguidos inclusive por educadores e familiares.

-é fácil prever que os problemas de adaptação acontecem,há professores que vão embora e alunos que estranham tanta liberdade, o sistema tem se mostrado viável por pelo menos dois motivos:
-primeiro, porque os educadores estão abertos a mudanças.-segundo, porque as famílias dos alunos apóiam e defendem a escola idealizada por Pacheco.

- na Escola da Ponte, não há séries, ciclos, turma, anos, manuais, teste e aula, os alunos se agrupam de acordocom seus interesses comuns para desenvolver projetos de pesquisas, há também os estudos individuais, depois compartilhados com os colegas, estudantes podem recorrer a qualquer professor parasolicitar suas respostas.

-não há sala de aulas, e sim lugares onde cada aluno procura pessoas, ferramentas e soluções, testa seus conhecimentos e convive com os outros, são espaços educativos, eles são...
tracking img