Relatorio de quimica experimental

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (817 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Eletrólise

* INTRODUÇÃO
O processo eletrolítico se dá a partir do fornecimento de energia vindo de uma pilha, que serve de gerador. Com isso, ocorre a descarga de íons, onde ocorre umaperda de carga por parte de cátions e ânions. Consequentemente, os cátions irão receber elétrons, sofrendo redução, enquanto que os ânions irão ceder elétrons, sofrendo oxidação. Tais reações ocorrementre dois ou mais eletrodos mergulhados em uma solução condutora, onde será estabelecida umadiferença de potencial elétrico. As substâncias iônicas conduzem corrente elétrica quando fundidas ou emsoluções aquosas, e a condução de corrente elétrica se dá pela formação de substâncias nos eletrodos. Vale lembrar que a denominação “solução eletrolítica”, empregada para designar qualquer solução aquosacondutora de eletricidade, deriva justamente desse processo.
A eletrólise encontra grande utilidade na indústria química, como na produção de metais como o alumínio, o cloro,magnésio, potássio, etc.Por meio dela é possível isolar algumas substâncias fundamentais para muitos meios de produção, como o hidróxido de sódio (soda cáustica) e peróxido de hidrogênio (água oxigenada), além da deposiçãode finas películas de metais sobre peças metálicas ou plásticas, numa técnica conhecida como galvanização. Além disso, é um processo que purifica e protege (como revestimento) vários metais.

*OBJETIVO
Identificar os processos eletroquímicos, investigar reações de eletrólise e reações de oxi-redução em soluções eletrolíticas ou liquefeitas por fusão, empregando-se corrente elétricacontínua.

* MATERIAL
- Placa de Cobre 1
- Placa de Cobre 2
- Cuba eletrolítica (béquer de 150 mL)
- Fonte de corrente contínua
- Dissipador de calor
- Amperímetro
- Balança analítica

*PROCEDIMENTO

Primeiramente poliu-se as placas metálicas de cobre puro, em seguida pesou-se e anotou-se suas respectivas massa. O circuito de eletrodeposição (figura 1) deve-se a seguinte montagem:...
tracking img