Relatorio de quimica experimental

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1044 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
5º Relatório Experimental de Química
TRANSFERÊNCIA DE ELÉTRONS EM REAÇÕES DE OXI-REDUÇÃO

Nome | Numero de Matricula |
| |
| |
| |
| |

Índice

Resumo.....................................................................................................................3Introdução.................................................................................................................3

Materiais...................................................................................................................4

Procedimento Experimental.....................................................................................5

Discussão eResultados...........................................................................................6

Conclusão................................................................................................................6

Referencias Bibliograficas.......................................................................................7

1. Resumo

Este experimento foi realizado em laboratório com objetivo de verificar a ocorrência ounão de determinadas reações de óxido-redução com base na tabela de potenciais de redução dos metais fornecidos, além de medir a diferença de potencial (U) ao se combinar com diferentes cátodos e ânodos, ligados por uma ponte salina.

2. Introdução
A tendência de perder ou doar elétrons das substâncias, visando o equilíbrio, gera um tema de estudo na química, conhecido como Eletroquímica.Reações de oxi-redução tanto podem gerar corrente elétrica, como serem iniciadas por uma corrente elétrica. Esta última recebe o nome especial de eletrólise, e a primeira é responsável pelos dispositivos conhecidos como pilhas, baterias e acumuladores.
Em 1836, John FredericDaniell criou um tipo de pilha usando zinco e cobre metálicos e soluções de sulfato de cobre e de zinco. Esta pilha foirapidamente incorporada pelos Ingleses e Americanos em seus sistemas telegráficos. A Pilha de Daniell, como é conhecida, é um experimento clássico e fácil de se realizar, e que ilustra com propriedade os fenômenos elétricos de uma reação de oxi-redução com formação de íons.
A oxidação pode ocorrer em três circunstâncias: quando se adiciona oxigênio à substância, quando uma substância perdehidrogênio ou quando a substância perde elétrons.
A Redução, por sua vez, é o inverso e ocorre também de três maneiras: quando uma substância perde oxigênio, quando ganha hidrogênio ou quando ganha elétrons.
Reação de Óxido-redução: Sabe-se que oxidação e redução ocorrem juntas na mesma reação química. Esse fenômeno recebe o nome de Reação redox ou Óxido-redução. Óxido-redução são reações quetransferem elétrons entre substâncias fazendo com que o número de oxidação (nox) de uma substância aumente enquanto o nox de outra substância diminui. Esse processo não deve ser confundido com as ligações iônicas que doam elétrons de uma substância a outra e sim como um processo de oxidação de uma substância e a redução de outra. Podemos dizer então que em uma reação a substância que perde elétrons esofre oxidação é designada agente redutor enquanto a substância que ganha elétrons e sofre redução é designada agente oxidante.

3. Materiais
3.1 Aparelhagem
2 Béqueres de 50 mL;
1 Pipeta graduada de 5 mL;
1 Pedaço de lã de aço
1 Balança;
1Pêra de borracha;
1Pisseta;
1 tubo em U
2 fios com boca de jacaré
1 lâmina de Cobre
1 lâmina de Zinco
1 eletrodo de Carbono
1 eletrodo de Zinco1 Multímetro;

3.2 – Reagentes:
NaCl H2SO4
AlCl3 Cu; Zn; C
CuSO4 KMnO4
ZnSO4

4. Procedimento Experimental

EXPERIMENTO 1 – Construção e determinação do potencial de uma pilha

1) Preparou-se a ponte salina preenchendo o tubo em forma de U com solução de...
tracking img