Relatorio de estagio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2164 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]



Anhanguera Educacional – Uniderp

Polo: Sobradinho

Curso: Pedagogia

Disciplina: Letramento e Alfabetizção

Alex Falcão Ramos RA: 288375

Flávia Sousa Figueredo RA: 294901

Josânia RA: 331912

Sara Aguiar de Oliveira RA: 346945

Vera Lúcia da RochaMendonça RA: 223980

ATPS Letramento e Alfabetização

Tutor à distância: Silvana Maria Batista



Sobradinho DF, 15 de setembro de 2012

Sumário

Resumo..................................................................................3

Etapa 1...................................................................................4

Etapa2...................................................................................5

Etapa 3...................................................................................8

Etapa 4...................................................................................10

Considerações Finais.............................................................11

Referências Bibliográficas......................................................12Resumo

A equipe elaborou textos e algumas propostas de atividades referentes às práticas que envolvem a temática de Letramento, tendo, como público-alvo, alunos em processo de alfabetização inicial. Estes textos e atividades contêm dados sobre o desenvolvimento das habilidades de leitura. Este desafio é de suma importância para que nós alunos efuturos professores possamos utilizar os conteúdos ministrados na disciplina Letramento, tornando-nos aptos a executá-los quando solicitados na atuação docente, ao mesmo tempo em que nos conscientizamos da importância da leitura no processo de produção de texto, sobre a função das propostas didáticas para a produção de texto com apoio e revisão.ETAPA 1

Esta etapa exige do aluno a realização de dois relatórios parciais sobre o que é estar alfabetizado e definir alguns termos presentes nas ideias de FARACO (2006).

Estar alfabetizado é... Estar conectado com a vida, a pessoa que é alfabetizada está atenta a tudo que se passa em sua volta, capacitada a ler e interpretar qualquer texto com um nível maior de dificuldadeestará atenta inclusive a contratos que poderá assinar, não será enganada com facilidade, estando atenta a leitura deste e se não compreender poderá com desenvoltura elaborar um questionamento acerco de algo que não é suficientemente claro acerca de algum ponto do mesmo, isto é apenas um de tanto exemplo que podemos citar. Ser alfabetizado é amar a leitura, a leitura diária e de bons livros,revistas ou jornais, a leitura destes leva o leitor a conhecer o mundo mesmo sem sair do ambiente em que está, é viajar por culturas desconhecidas até então, é ampliar horizontes, é o âmago do conhecimento, é está incluído no universo infinito do saber, desbravador do conhecimento, amante da vida, procura conhecer, entender o novo, é exercer a cidadania de forma plena e convicta é ter acesso ainformação.

Segundo Faraco (2006):

“alfabetização: Capacidade de decodificar, ler e escrever autonomamente. É uma parte pequena, mas importante, de um processo muito maior que é a aprendizagem da língua. LETRAMENTO: Conjunto mais amplo de conhecimentos que permite participar do universo letrado (FARACO, 2006, p. 24).”

Segundo a definição de Faraco (2006) decodificar é a identificação einterpretação dos sinais linguísticos, reconhecerem e juntar letras e palavras dando significado a elas; leitura é interpretar e compreender o que se lê num processo interativo, ler e escrever faz parte do cotidiano de todas as pessoas alfabetizadas, onde a leitura e escrita tenham sentido e façam parte da vida do aluno. E este processo deve ser autônomo, isto é independente e livre de qualquer...
tracking img