Marcos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1520 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
TEXTO.
Este estudo exegético busca analisar a historia bíblica do jovem que se encontra no evangelho segundo Marcos capitulo 10.17-22.
Delimitaremos a nossa pericope, buscaremos resposta para as perguntas do texto, bem como, analisaremos três palavras importantes. E encontraremos os contexto, histórico, literário-gramatical e bíblico teológico. Finalizaremos apresentando a idéiaexegética do texto analisado.
A pericope de nosso texto vai do verso 17 ao 31. Uma historia conta em Jerusalém, sobre a efemeridade que são as riquezas, em relação à decisão por Cristo. Bíblia Anotada.


Marcos 10.17-22. Ora, ao sair para se pôr a caminho, correu para ele um homem, o qual se ajoelhou diante dele e lhe perguntou: Bom Mestre, que hei de fazer para herdar a vida eterna?Respondeu-lhe Jesus: Por que me chamas bom? Ninguém é bom, senão um que é Deus.
Sabes os mandamentos: Não matarás; não adulterarás; não furtarás; não dirás falso testemunho; a ninguém defraudarás; honra a teu pai e a tua mãe. Ele, porém, lhe replicou: Mestre, tudo isso tenho guardado desde a minha juventude. E Jesus, olhando para ele, o amou e lhe disse: Uma coisa te falta; vai vende tudoquanto tens e dá-o aos pobres, e terás um tesouro no céu; e vem, segue-me. Mas ele, pesaroso desta palavra, retirou-se triste, porque possuía muitos bens.


ANALISE DE PALAVRAS

Mandamento

1785 entolh entole

de 1781; TDNT-2:545,234; n f

1) ordem, comando, dever, preceito, injunção
1a) aquilo que é prescrito para alguém em razão de seu ofício
2) mandamento
2a) regraprescrita de acordo com o que um coisa é feita
2a1) preceito relacionado com a linhagem, do preceito mosaico a respeito do
sacerdócio
2a2) eticamente usado dos mandamentos da lei mosaica ou da tradição judaica



Bom

18 agayov agathos

Uma palavra primitiva; TDNT 1:10,3; adj

1) de boa constituição ou natureza.
2) útil, saudável
3) bom, agradável,amável, alegre, feliz
4) excelente, distinto
5) honesto, honrado


Tesouro


2344 yhsaurov thesauros

de 5087; TDNT-3:136,333; n m

1) lugar no qual coisas boas e preciosas são colecionadas e armazenadas
1a) porta-jóias, cofre, ou outro receptáculo, no qual valores são guardados
1b) tesouro
1c) depósito, armazém,
2) coisas armazenadas em um tesouro, coleção de tesouros.QUANDO FOI ESCRITO?


LOCAL E CONTEXTO DO AUTOR – Marcos escreveu em Roma numa época de grande perseguição à igreja e conflitos violentos. Tudo isso parece interferir nas características do livro. [1]

Possivelmente já no ano 50 d.c. Outros situam por volta do ano 65 d.c, mais próximo da época em que Pedro foi executado, mas antes da destruição de Jerusalém pelos exércitosRomanos, em 70 d.c.

PARA QUEM FOI ESCRITO?

O teor claramente não-judaico do livro sugere que deve ter sido escrito para os crentes de Roma.Cristãos gentios, provavelmente romanos. Alguns detalhes do livro nos mostram que Marcos não estava escrevendo para judeus.
Ao contrário de Mateus, ele não se preocupa prioritariamente em demonstrar o cumprimento do V.T.
POR QUE FOIESCRITO?
O império Romano, a principal potencia mundial, havia começado a perseguir os cristãos, e Marcos queria encorajar os crentes sofredores.


Ele mostrou Jesus como o servo sofredor que veio para morrer. Também o apresentou como o Salvador de todo o mundo, incluindo tanto romanos quanto judeus.




ELO ESCRITURISTICO
A historia de Jesus acerca do moço ricotambém é contada por Mateus 19.16-30 e por Lucas 18.18-30.



CONTEXTO GEOGRÁFICO

Na Peréia (Judéia) – 10.1-34. (Ao leste do Jordão) (Indo para Jerusalém). [2].

CONTEXTO SOCIAL

A Bíblia muitas vezes apresenta considera a riqueza uma bencao de Deus (Salmos112.1) e conseqüência de sua generosidade( Itm 6.17). Entretanto, a posse de riquezas traz consigo o...
tracking img