Logistica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 24 (5861 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Introdução
A Logística é a área da gestão responsável por prover recursos, equipamentos e informações para a execução de todas as atividades de uma empresa.
Fundamentalmente a logística possui uma visão organizacional holística, onde esta administra os recursos materiais, financeiros e pessoais, onde exista movimento na empresa, gerenciando desde a compra e entrada de materiais,o planejamento de produção, o armazenamento, o transporte e a distribuição dos produtos, monitorando as operações e gerenciando informações.
Pela definição do Council of Supply Chain Management Professionals, “Logística é a parte do Gerenciamento da Cadeia de Abastecimento que planeja, implementa e controla o fluxo e armazenamento eficiente e econômico de matérias-primas, materiaissemi-acabados e produtos acabados, bem como as informações a eles relativas, desde o ponto de origem até o ponto de consumo, com o propósito de atender às exigências dos clientes” (Carvalho, 2002, p. 31).
Em meio a esse contexto, apresentaremos no primeiro capitulo deste trabalho a principal trajetória desde quando a logística procurava se acomodar em meio aos conceitos gerenciais administrativos,por meio de fortes participações dentro dos mesmos, e também, atuando desagregadamente nos processos produtivos, e que no século passado muitos utilizaram da logística, mais poucos sabendo de seus conceitos chave e de seu real potencial administrativo e produtivo dentro de suas organizações. Estará presente também neste capitulo os principais conceitos e definições da logística, e os principaissetores e tipos de procedimentos que esses conceitos abordam, integrando sistemas como transporte e Gestão da cadeia de Suprimentos (GCS) gerando qualidade de serviço e valor agregado para produtos e serviços prestados.
No segundo capitulo abordaremos a logística no Brasil, como era antes de ser implementada no país e o que ela mudou no cenário comercial, o que a Logística causou no ambienteeconômico e empresarial Brasileiro, como a atração de grandes investimentos dentre empresar brasileiras no geral sofisticando e ampliando as competências necessárias a um bom gestor de logística.
Por fim, no ultimo capitulo, demonstraremos as etapas e processos produtivos que a Logística exige dentro de sistemas complexos como Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos que trabalha com o fluxode mercadorias e informações que necessitam de um acompanhamento desde seu estágio inicial até o ponto de consumo, e também o acompanhamento que a Logística reversa proporciona a produtos que apresentam características defeituosas, o que acarreta custos que se bem gerenciados dentro da logística reversa podem ser convertidos em economias significativamente vantajosas em relação a concorrência quenão dispõe desse processo reverso.









































2. Objetivo geral

Identificar as etapas de produção na indústria e a qualidade do produto, e assim ter como tarefa levar o produto até o cliente de maneira satisfatória, sem que tenha danos ou reclamações.




Objetivos específicos

• Histórico e definições dalogística;

• A logística no Brasil

• Etapas de produção da logística na indústria







































I. Capítulo: Históricos da Logística



A logística teve seus primeiros passos, ou rodas nos primórdios da humanidade. Com a necessidade de transportar, armazenar e reservar bens e produtos produzidospelo homem.
Conforme DRUCKER (1969), Nas épocas mais antigas da História documentada da humanidade, as mercadorias mais necessárias não eram feitas perto dos lugares nos quais eram mais consumidas, nem estavam disponíveis nas épocas de maior procura. Alimentos e outras commodities eram espalhados pelas regiões mais distantes, sendo abundantes e acessíveis apenas em determinadas ocasiões do...
tracking img